Dicas de Fotografia

Por que criei um Flickr em creative commons?

Um dos blogueiros que mais gosto, o Gabriel Britto, escreveu recentemente sobre fotógrafos que compartilham suas imagens em Creative Commons. Foi o suficiente pra me fazer pensar:

É válido licenciar minhas fotos em Creative Commons?

ISO 3200, 10mm, f/4, 1/125segpor claudia regina

ISO 3200, 10mm, f/4, 1/125seg
por claudia regina – CC

Cheguei a conclusão que sim: é uma boa ideia! Para isso criei um Flickr onde estou colocando minhas fotos de viagem sob a licença Creative Commons. Até mesmo aquelas fotos somente bonitas ou somente de registro de um local, e que mesmo não sendo fotograficamente interessantes podem ajudar alguém como ilustração.

Será que você também pode fazer isso? Bom, vamos por partes:

Creative Commons VS Copyright

Em primeiro lugar, o que é esse tal de Creative Commons? E qual é a diferença entre Creative Commons e Copyright?

Essas são duas formas de licenciar a sua fotografia (ou qualquer outra criação) e definir como as outras pessoas podem usá-la.

copyright

Usar a licença Copyright, também conhecida como “todos os direitos reservados”, significa que os direitos de uso são todos seus ou de quem os comprou (como o cliente que compra o direito de usar uma foto em uma revista!)

Na prática: ao colocar uma foto na internet sob a licença Copyright você está dizendo que todos podem olhar e apreciar, mas não podem fazer nada com ela.

creative-commons

Já a licença Creative Commons permite que você libere alguns usos da sua foto.

Na prática: ao colocar uma foto na internet sob a licença Creative Commons você está liberando o uso em alguns casos. Como no caso do Gabriel, que ilustra seus posts de viagens com fotos que foram publicadas sob esta licença.

Importante: os créditos para você são um direito em todo tipo de licença, mesmo quando você vende o uso para clientes.

Creative Commons é uma forma organizada de Copyleft, leia mais sobre isso aqui.

Como licenciar minhas fotos em Creative Commons?

Se você decide compartilhar suas fotos em CC só é necessário colocar um aviso no local onde postou a foto. Sites de compartilhamento de imagens como o Flickr e o 500px te dão a opção de escolher a licença ao fazer o upload.

cc-500px

aqui você vê a opção de licenciamento no upload do 500px

A licença Creative Commons é dividida em três partes que você pode especificar:

1. Atribuição: é a parte que diz que todo mundo deve colocar os créditos para você, e não tem escapatória. Você tem o direito de definir como esses créditos devem ser feitos (por exemplo, você pode pedir que a pessoa sempre coloque o link para o seu site e o seu apelido.)

2. Modificação: é a parte que define se as pessoas poderão modificar a sua obra (como por exemplo: usar sua foto para criar uma nova obra, fazer uma montagem, etc.) Você pode:

a. Permitir que sua obra seja modificada.
b. Permitir que sua obra seja modificada, mas a pessoa deverá compartilhar a obra derivada com a mesma licença.
c. Não permitir que sua obra seja modificada.

3. Uso comercial: é a parte que define se você deixará que sua foto seja usada para fins comerciais. Você pode permitir este uso (uma pessoa pode usar sua foto no site de uma empresa, por exemplo) ou pode permitir o uso somente sem fins lucrativos (como em um blog pessoal.)

Resumindo, ao definir a licença Creative Commons você:

Você pode ver os detalhes de todas as combinações acima neste link oficial do Creative Commons.

Enfim, por que fazer isso?

Agora que você já sabe o que é Creative Commons e como colocar suas fotos sob esta licença, vem a pergunta mais importante: por que fazer isso? Por que deixar os outros usarem gratuitamente as minhas fotografias?

A resposta depende de você. Mas posso contar por que eu decidi fazer isso! :-)

Profissionalmente sempre fotografei pessoas e estes retratos são de uso pessoal. Não tenho o direito de liberar essas fotos pois as pessoas que aparecem nelas também precisariam permitir o uso de sua imagem.

Mas já fiz centenas de fotos que ninguém me pagou pra fazer. Durante viagens ou mesmo em casa. Além das poucas fotos que já publiquei por aí, notei que muitas imagens que fiz ficaram guardadas! Fotos guardadas no HD não fazem nada. Fotos em Creative Commons podem não dar dinheiro, mas fazem da internet um espaço mais colaborativo.

Uso diariamente várias plataformas colaborativas na internet (como o WordPress e a Wikipedia) É uma vergonha não retribuir com algo que eu faço e pode ser útil.

Minhas fotos em Creative Commons você encontra neste flickr: https://www.flickr.com/photos/claudiaregina_cc/.

E, se você concorda comigo, que tal fazer o mesmo com algumas de suas fotos? :-)

Para se aprofundar melhor no assunto sugiro começar com os seguintes links:

compartilhe

sobre a autora

De mãos vazias, Claudia Regina segura a pá. Anda a pé, montada no touro. Cruza a ponte, e ela flui, mas a água não.

claudiaregina.com

anúncios

   http://cursodefotografia.org

quer aprender a fotografar? baixe o livro do
Dicas de fotografia.

é grátis.

↓ eu quero!

perguntas frequentes sobre
fotografia