Dicas de Fotografia

Como criar uma luz de recorte (com pouco equipamento)

Várias pessoas do meu círculo de amizade estão empolgadas com a academia, com o tanquinho e com moldar o próprio corpo. Me inspirei nelas para contar aqui um estilo de iluminação bastante usada em situações em que queremos dar destaque ao formato do corpo: você já deve ter visto esse tipo de luz em fotos de atletas, pessoas que lutam ou fazem exercícios físicos. Ela é chamada de luz de recorte, de contorno, ou rim light.

Usei meu amigo Alessandro Martins de cobaia! :-) As fotos podem até parecer que foram feitas em um estúdio, mas não se engane: usei um cantinho do meu quarto, que tem uma parede azul marinho.

O que será necessário

Precisamos de duas luzes. O jeito mais prático de fazer isso é usando dois flashes remotos (eu usei meus dois únicos flashes: um Canon 430EX e um Yongnuo 560II, disparados usando o radioflash Cactus v4.)

Opa, não sabe como usar flash remoto? Leia aqui o meu guia completo sobre como usar o flash longe da câmera.

Eu não uso flashes regularmente, e é por isso que sempre economizei nessa área: todos esses equipamentos têm vários anos de idade, e foram comprados usados ou de marcas mais baratas.

Usei também uma câmera reflex (qualquer uma serve) e um rebatedor desses bem baratinhos, do tipo 5 em 1.

Passo 1 – eliminar a luz ambiente

O primeiro passo é eliminar a luz ambiente. Fiz isso selecionando configurações que deixassem minha foto subexposta. Neste caso, foi ISO 100, f/3.5 e 1/250. Ao bater uma foto da minha parede com essas configurações, ficava tudo preto. Este é o objetivo, para que a luz ambiente não interfira na foto final e só a luz dos flashes apareça.

Você pode ligar os flashes no TTL (caso esteja os disparando em infravermelho ou com radioflash com TTL) ou pode usá-los no manual (como fiz.)

Passo 2 – posicionar as luzes

Para fazer as luzes contornarem o corpo precisamos colocá-las atrás da pessoa, praticamente apontando para a câmera. A primeira foto saiu assim:

luz-de-recorte-como-fazer2

Posicionamento dos flashes:

diagrama1

Esse estilo de iluminação pode ser bastante dramático e mostrar só o contorno do corpo. Mas se quisermos mostrar também a cara do cidadão (rs) é interessante adicionar outra luz.

Passo 2 – preencher as sombras

Eu poderia posicionar um terceiro flash na frente do meu amigo: um pouco acima da cabeça, de forma bem simétrica, ou na lateral. Eu poderia… Mas só tenho esses dois flashes! Então usei o rebatedor. Posicionei o rebatedor do meu lado direito, rebatendo a luz que vinha de um dos flashes. Agora ficou possível ver mais detalhes além do contorno. Olha como ele ficou mais feliz:

luz-de-recorte-como-fazer-preenchimento

Posicionamento dos flashes e do rebatedor:

diagrama2

Uma variação…

Além da tradicional luz de recorte, também testei um outro esquema. Virei o flash à minha direita de forma que ele apontasse para uma parede branca, criando uma luz mais dura do lado esquerdo e uma mais difusa do lado direito.

Não sabe a diferença entre luz dura e luz difusa? Clique aqui e veja um post especialmente sobre isso!

O resultado ficou como abaixo. A foto em destaque no topo do post também foi feita usando este esquema. E todas elas foram feitas usando as mesmas configurações definidas no início.

luz-de-recorte-como-fazer-luzdifusa

Posicionamento dos flashes, do rebatedor, e da parede branca:

diagrama3

Usei o Lightroom para arrumar alguns detalhes (como o gancho da rede que teimou em aparecer em quase todos os cliques!) e voilá: uma luz bastante interessante sem precisar sair de casa.

Mentira… Foi preciso sair de casa para comprar as pilhas do flash :P

•••

Diagramas feitos no site Online Lighting Diagram Creator by QHphotography.com

compartilhe

sobre a autora

De mãos vazias, Claudia Regina segura a pá. Anda a pé, montada no touro. Cruza a ponte, e ela flui, mas a água não.

claudiaregina.com

anúncios

   http://cursodefotografia.org

quer aprender a fotografar? baixe o livro do
Dicas de fotografia.

é grátis.

↓ eu quero!

perguntas frequentes sobre
fotografia