receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


O que é Fator de Corte?

Lendo e conversando sobre fotografia você já deve ter ouvido falar bastante da expressão fator de corte. Afinal: o que isso quer dizer? É bom levarmos somente em consideração as DSLR (câmeras com lentes intercambiáveis ou reflex) pois é com elas que ter ou não ter o fator de corte realmente faz diferença prática no nosso dia a dia fotográfico.

Já sabe o que é a distância focal de uma lente?

Filme x sensor

O filme e o sensor têm o mesmo papel na fotografia: capturar a luz que passa pelas lentes e transformar isso em uma imagem que será nossa foto. E é com base nos padrões de filme que chegamos nos parâmetros de sensores digitais.

Antes de ler este texto lembre-se de ler a importância do sensor nas câmeras digitais, onde explico o que é esse tal de sensor e os tipos de sensores.

Tamanho do sensor

A expressão fator de corte tem a ver com tamanho do sensor. Existem diversos tamanhos de sensor e o tamanho base é de 35mm (a medida exata é 36x24mm). Câmeras com sensor desse tamanho são conhecidas como full frame. 35mm era o tamanho do filme tradicional, daquele que você já deve ter conhecido algumas vezes (ou viu na caixa de fotos dos seus pais).

Além dos sensores full frame temos também alguns sensores menores, chamados de APS-C. De acordo com o fabricante e modelo de câmera os tamanhos variam*. Veja alguns valores aproximados:

Canon 5D MarkII: 36x24mm (full frame) | Canon 7D: 22×15 mm (APS-C) | Nikon D5000: 23.5x16mm (APS-C)

O que é o corte?

Vamos começar explicando a parte do corte.

Seja lá com qual câmera você estiver fotografando a objetiva sempre vai reproduzir o mundo do mesmo jeito. Ou seja, ela vai enviar para o sensor uma imagem circular refletida nas lentes.

A diferença é que um sensor full frame vai captar boa parte desta imagem, enquanto um sensor APS-C vai captar um pedaço, adivinha, menor!

Abaixo um exemplo ilustrado. Vamos considerar duas câmeras imaginárias que são completamente iguais, tendo somente tamanhos diferentes de sensor. Digamos que as duas câmeras gravam imagens de 21 megapixels (5616 x 3744) e estão usando uma lente 50mm.

o que e fator de corte - dicas de fotografia

Como pode ver o tamanho do sensor não interfere em nada nas características da imagem. Ela fica igualzinha. Com o mesmo tamanho (resolução), com a mesma profundidade de campo e com as mesmas distorções da lente. A única diferença é que o sensor menor corta as bordas que apareceriam no sensor full frame. Por isso este nome: fator de corte.

E o fator?

Agora vamos para o fator. Ao cortar um pedaço da imagem podemos supor que ao usar um sensor menor, a distância focal das lentes fica maior.

É com base nessa suposta mudança de distância focal que nos baseamos para chegar em um fator de corte. A segunda câmera do exemplo, com um sensor de 22 x 15mm, vai fazer com que uma lente 31mm faça uma foto que mostra a mesma coisa que uma 50mm mostraria em uma full frame. Dividindo 50mm por 31mm chegamos em um valor aproximado de 1.6. É esse o fator de corte deste sensor.

Usamos este número para fazer o cálculo contrário, quando chega a hora de escolher uma lente para nossa câmera APS-C. Uma lente 50mm, quando usada em uma câmera com fator de corte de 1.6, vai mostrar o equivalente a uma lente 80mm (50 x 1.6).

É bom lembrar: todas as características de uma lente se mantém mesmo com o fator de corte, por isso é impreciso afirmar que uma lente 50mm se transforma magicamente em uma 80mm quando usada em uma câmera APS-C. Sim, a lente vai cortar as bordas e mostrar o equivalente de uma 80mm, mas ainda sim vai se comportar como uma 50mm, com as mesmas aberrações, distorções e profundidade de campo!

*Também existem sensores maiores e menores, além desses dois, mas os menores são mais usados em câmeras amadoras e os maiores em câmera mega caras e super profissionais, todas elas usadas por pessoas que não querem ou precisam ler dicas de fotografia como essas :-)


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog :-)

Não concorda? Envie seu post contando o seu ponto de vista para guestpost@dicasdefotografia.com.br. Se ele estiver de acordo com a linha editorial do blog poderemos publicá-lo.

Por que este blog não possui mais comentários?
Não tenho uma equipe para responder todos os comentários e já existem muitos meios de interação na internet: fica difícil conseguir acompanhar todos e fico triste de não poder responder todo mundo. Por isso, procuro centralizar a interação em uma só plataforma e buscar algo mais colaborativo. Hoje, esta plataforma é a Página do DDF no Facebook. Se quiser, também pode enviar um bom e velho email.