Dicas de Fotografia

O que é e por que usar parasol?

O parasol ou lens hood é aquele acessório que é encaixado na frente das lentes para melhorar a qualidade da imagem quando a luz utilizada (seja do sol ou artificial) está em uma posição que interfira na foto.

parasol, foto por Christian Yves Ocampo - CC

parasol, foto por Christian Yves Ocampo – CC

O que é e como funciona

O parasol protege a lente de fragmentos de luz desnecessários. O sol ou outra fonte de luz, quando dentro ou quase dentro do quadro fotografado, cria efeitos/defeitos chamados flare ou glare. Qualquer fonte de luz pode criar essas manchinhas (sol, lâmpada dentro de casa, etc.) E as manchinhas podem ter formatos diversos – podem ser redondas, pentágonos, heptágonos, etc. Veja no exemplo:

esta mancha vermelha é um “flare”
foto por Andi Weiland | ohrenflimmern.de (CC by nc)

Um flare é uma manchinha mais definida, já o glare é quando a foto inteira fica menos contrastada e um pouco lavada. Mas pouco importa os nomes: o parasol está aí para nos defender de todos eles quando for necessário. E quando a gente achar que deve, né? Afinal o defeito às vezes pode virar efeito.

E, pra completar, o parasol também protege nossas lentes fisicamente. Se você esbarrar sua câmera em algum lugar ou mesmo se ela cair, o parasol estará lá para quebrar no lugar da lente.

Tipos de parasol

Lembre-se de comprar o tipo correto de parasol para sua lente! Normalmente as de ângulo mais aberto (como uma lente 18-55mm) precisam de um parasol menor e mais aberto também, para que ele não apareça na foto. Para lentes tele-objetivas (como uma 75-300mm) é comum a utilização de um parasol mais longo. Eles podem vir em formato de flor ou cilíndrico, e normalmente as lentes mais caras já vêm com este acessório.

tipos-parasol

Um último conselho

Sei que você não pediu, mas dou um conselho a mais: o único motivo que não deveria existir para comprar um parasol é para deixar a câmera parecer maior ou mais profissional. Não deve ser o caso de todo mundo, mas certamente aconteceu comigo. Meu primeiro parasol, comprei por isso. E embora minha câmera parecesse mais profissional, com certeza as fotos que saíam dela não faziam jus ao título. Talvez fosse melhor eu ter usado o dinheiro para comprar um livro. :-)

 

compartilhe

sobre a autora

De mãos vazias, Claudia Regina segura a pá. Anda a pé, montada no touro. Cruza a ponte, e ela flui, mas a água não.

claudiaregina.com

anúncios

   http://cursodefotografia.org

quer aprender a fotografar? baixe o livro do
Dicas de fotografia.

é grátis.

↓ eu quero!

perguntas frequentes sobre
fotografia