Dicas de Fotografia

Como evitar fungos nas lentes fotográficas

Se tem um assunto que me perguntam muito é sobre a questão de fungos nas lentes. Por isso resolvi juntar algumas informações e um link super útil para que todos virem experts no assunto e não precisem mais se preocupar com lendas e dúvidas sobre isso.

Por que devemos nos preocupar com o armazenamento das lentes?

Pois as lentes são lugares perfeitos para a proliferação de fungos. E ter uma lente invadida por fungos é péssimo para o funcionamento futuro do equipamento. Além do mais a quantidade de fungos pode interferir nas fotos feitas com a lente afetada.

Como os fungos chegam na nossa lente?

Funciona assim: os fungos precisam de um local úmido e de comidinha para sobreviver. Se deixamos nossas lentes em locais sem controle de umidade estaremos criando um ambiente perfeito para os fungos sobreviverem. Se este local for de fácil acesso à poeira ou sujeira estaremos também dando comidinha para eles.

Ps.: fungo não é bicho, por isso considere a comidinha entre aspas. Na vida real a poeira serve mais como adubo do que como comida.

Como evitar

Você precisa fazer basicamente duas coisas:

Lembre-se que controlar a umidade é importante, não necessariamente se livrar dela. Se você tira muita umidade do espaço onde guarda suas lentes elas também podem se danificar (umidade de menos também faz mal.) Não adianta só tirar a umidade, precisamos controlar a umidade. Ok? Leiam o link abaixo para informações detalhadas.

Saiba mais detalhes sobre o assunto

Existe um FAQ ótimo sobre o assunto no artigo “Fungos: que bicho é esse?”, do Alex Araújo. É a explicação mais didática e perfeita que já vi sobre isso e lá você encontrará dicas bem detalhadas sobre como controlar o ambiente onde guarda suas lentes de forma a deixá-las a salvo dos fungos.

Minha lente já tem fungos, e agora?

Se seu equipamento já foi invadido pelos “bichinhos” leve até uma assistência técnica pois em muitos casos uma limpeza mais profunda pode salvar sua lente.

Perguntas frequentes

Guardar tudo separadinho em plástico bem fechado evitaria? Colocar aqueles saquinhos anti-umidade dentro do plástico é uma boa?

Se você está falando de potes plásticos (tipo aqueles de cozinha que chamo de tapauér) é uma boa sim! E colocar saquinhos anti-umidade ajuda, mas lembre-se de controlar a umidade. Se você não controlar a umidade é possível que saquinhos (ou outros produtos) tirem umidade demais do equipamento, o que também é prejudicial. A umidade deve ficar entre 35% a 50% independente do produto que você use para isso.

Eu guardo as minhas lentes em suas próprias capas quando compramos, aquelas de tecido, esborrachada por dentro, tem perigo de dar fundo dentro dessas capas?

SIM! Muito perigo! Principalmente porque a maioria das capas, bolsas e outros acessórios (como a tira que vai em volta do nosso pescoço) são de materiais altamente contamináveis por sujeira e outras matérias orgânicas que, como já disse, são “comidinha” de fungo. Então procure materiais seguros como plástico, vidro, metal, etc. Cases de couro são outro exemplo do que precisamos evitar.

É válido colocar lentes no sol para evitar fungos ou fazê-la se acostumar com a luz?

Não. Para todo mundo que comentou sobre a questão de deixar entrar luz ou expor a lente ao sol, indico ler este link que passei do Alex Araújo. Cito um trecho da explicação abaixo.

“[…] nas objetivas modernas, especialmente nas de melhor qualidade, a coisa ficou complicada. Graças a aplicação de multiplas camadas (multi-coated), não ocorre mais penetração de luz UV de 400nm nas objetivas, o que torna ineficaz esse tipo de tratamento anti-fungo.”

A caixa desumidificadora do André

Quando escrevi este post pela primeira vez, em 2010, conheci o André Luiz. Ele teve a necessidade de guardar seus equipamentos de forma barata e segura da umidade resolveu criar o seu próprio sistema de caixas desumidificadoras. O André me enviou uma das suas caixas (a BK-1s) e usei ela por muitos anos. Nenhum fungo apareceu nas minhas lentes, então acho que está aprovada. :-)

E como funciona uma caixa termo elétrica? O André explicou:

O princípio de funcionamento é simples: o termo gerador é um recipiente feito em latão que abriga um filamento de níquel cromo hiper dimensionado para queimar os micro-organismos flutuantes no ar, aquecer e produzir uma corrente de convecção artificial dentro da caixa que reduz a umidade interna, retendo o pó. Ele também eleva a temperatura do cristal das lentes não permitindo a condensação da água existente no ar. Desta forma os fungos não encontram condições favoráveis a seu desenvolvimento.

Fica a dica para quem está procurando uma solução bem prática para deixar seus equipamentos seguros dos fungos!

BK – Caixas Desumidificadores Termo Elétricas
https://www.facebook.com/AntiFungosBk
(11) 4451-9404

•••

Foto em destaque por Mike Bitzenhofen (os fungos de lentes não são assim, mas a foto é bonita.)

compartilhe

sobre a autora

De mãos vazias, Claudia Regina segura a pá. Anda a pé, montada no touro. Cruza a ponte, e ela flui, mas a água não.

claudiaregina.com

anúncios

   http://cursodefotografia.org

quer aprender a fotografar? baixe o livro do
Dicas de fotografia.

é grátis.

↓ eu quero!

perguntas frequentes sobre
fotografia