Como fotografar a lua
Foto de lua é tudo igual. Isso não quer dizer que todo mundo merece fazer uma pra chamar de sua. :-) Aqui vão algumas dicas para quem se encantar com uma linda lua no céu e resolver fotografá-la!
A lua é brilhante. Mesmo
A primeira coisa que a gente pensa ao fotografar a lua é que está de noite, então está escuro. Pois bem: a lua é muito brilhante, muito mesmo. Então fotografá-la vai ser como fotografar algo de dia! ISO baixo, tempo de exposição curto e abertura pequena.
Não sabe o que são essas coisas? Leia a apostila Aprenda a fotografar em 7 lições.
É por isso que fotografar com qualquer câmera de ajustes automáticos não vai dar certo: a câmera vai ver toda aquela escuridão e só um pontinho claro e vai fotometrar tentando achar o meio tom. O resultado: o céu continuará escuro e a lua vai virar uma manchinha branca no meio daquela escuridão toda.
Se você quer crateras, detalhes e definição o segredo é usar o modo manual de ajustes da sua câmera para manter o céu escuro e conseguir os detalhes na lua.
Se você puder usar o modo de medição (metering mode) pontual (spot), melhor ainda. Assim o fotômetro interno da câmera vai saber que é justamente aquela bolinha no meio da escuridão que interessa. Se não sabe como mexer nisso dá uma olhada no seu manual e descubra.
Use a distância focal mais longa que você tiver disponível
Eu tirei a foto abaixo com uma lente 75-300mm, uma lente conhecida por ser de qualidade mediana. Porém os meus amiguinhos que tinham a fodástica 70-200mm não conseguiram uma foto assim no mesmo dia. Embora eu tenha precisado cortar a foto para que a lua ocupasse mais do quadro, acredito que 300mm é o mínimo para conseguir uma foto bacana (mesmo que seja necessário cortar depois.)
E como estamos falando de tentar usar um equipamento possível para a maioria das pessoas, essa lente provavelmente é uma vencedora.
Então pega lá a lente mais longa e faça uma foto. Depois, vá pro Lightrooom ou pro Photoshop e corta a foto sem medo de ser feliz. A foto acima eu fiz com uma 20d, que tem somente 8.2 mp de resolução e sensor “cropado” – qualquer um com uma câmera mais moderna consegue um resultado melhor ainda.
Use um tripé e foco manual
O foco manual é perfeito se você realizar este foco usando o live view. O tripé é fundamental pra esse foco não ser perdido. Mas a foto acima foi feita usando o foco automático e funcionou bem. O melhor é testar e testar. O tripé ajuda muito nessa hora.
Ps.: você vai precisar mudar a posição do tripé constantemente, a lua se mexe rapidinho! A cada foto que a gente tira a lua foge do quadro, acho que ela é tímida. ;) – quem faz fotografia astronômica tem tripés que se movem junto com a terra para facilitar esse e outros tipos de fotos.
Como é possível conseguir aquele efeito de lua enorme?
Algumas fotos que vemos por aí mostram uma lua gigantesca. O segredo dessas fotos está na distância focal, e não na lua em si.
Lembra que quanto maior a distância focal mais próximos os objetos parecem estar entre si? Então, o mesmo acontece com a lua: se você está longe de uma paisagem e também está longe da lua, ao usar uma distância focal super longa a lua vai parecer maior, pois parecerá mais próxima da paisagem. Mais ou menos como no meu rascunho tosquíssimo abaixo:
Ah: já ouviu falar que a lua fica maior quando está mais próxima do horizonte? Isso é pura ilusão de ótica. Como nossas lentes não se iludem oticamente como nossos olhos, isso não faz diferença para a fotografia :)
Encontrei algumas fotos que exemplificam bem a técnica no Flickr, mas são com direitos reservados, então só vou linkar:
- Esta foto foi feita com uma 10mm, vê como a lua aparece pequenina?
- Esta foto, embora com uma qualidade baixa, mostra exatamente o que acontece se ao invés de 10mm você usar uma 400mm: a lua parece enorme (ela foi cortada, mas dá para ter ideia.)
- E, para comparação, esta é uma foto totalmente impossível e Photoshopada.
Agora você saberá distinguir uma foto de lua + paisagem editada ou real. Veja abaixo uma foto em que coloquei uma lua maior e mais detalhada, além de estrelas:
Você pode ver a foto maior neste post sobre a hora mágica.
•••
Mesmo ficando sempre bem parecidas é muito divertido fazer a própria foto da lua. Aproveite o próximo dia sem nuvens e olhe para o céu. Se quiser, aproveite para ler dicas de como fazer fotos de estrelas e como fotografar a aurora boreal.