receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Trabalhar com fotografia não envolve somente fotografar

Para os que querem se aventurar na fotografia como Profissão é importante deixar claro: ser um fotógrafo profissional não envolve só saber as técnicas fotográficas e como fazer imagens fantásticas. Na realidade, essa é a menor parte!

Fotógrafos autônomos

Quando digo “trabalhar com fotografia” não quero dizer trabalhar em um estúdio de linha de produção de books ou still ganhando um salário mínimo para enriquecer seu chefe. Sinceramente eu não desejo essa vida para ninguém! Nesse caso sim, você só vai fotografar o dia inteiro. Mas de uma forma enlatada e sem nem conhecer seus clientes.

Quando digo “trabalhar com fotografia” quero dizer fazer da sua fotografia (seja retratos, still, viagem…) um negócio. Vender, como fotógrafo, os seus serviços. Ter sua própria marca. Afinal esse tipo de negócio fotográfico é que traz bons frutos tanto para o profissional quanto para o cliente. Essa é a opção para quem ama fotografar.

O que um fotógrafo faz?

Uns decidem trabalhar com Fotografia porque não aguentam mais ter que trabalhar das 8 às 18h na frente de um computador todo santo dia. O decepcionante é que é basicamente isso que um fotógrafo faz!

O gráfico abaixo é da Internacional Society of Professional Wedding Photographers. O gráfico cobre especificamente a atuação dos fotógrafos de casamento, mas se encaixa quase sem alterações em outras áreas da profissão:

Ou seja, alterando uma coisinha aqui e outra ali caso seu estilo de foto seja fotojornalismo ou still, você ainda só vai fotografar mesmo durante 12.2% do seu tempo! O restante é, basicamente, ficar na frente do computador de segunda a sexta das 8 às 18h.

Ser um fotógrafo profissional não é tirar boas fotos

Por isso que eu digo que ser profissional (ou seja: ter a fotografia como profissão) nada tem a ver com tirar boas fotos! Existem fotógrafos profissionais que nem tiram fotos tão boas assim, mas essa é a profissão deles.

É claro que para mim e para você, pessoas que amam fotografar, tirar boas fotos é importante. Mas mais importante ainda é saber que não é só isso que envolve trabalhar com fotografia. As boas fotografias servem como publicidade mas é a organização da sua “empresa” que mantém seu negócio funcionando =)

Então prepare-se para estudar um pouco de marketing, economia, finanças, mídias sociais, atendimento ao cliente, para responder MUITOS emails e bons negócios.


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog :-)

Não concorda? Envie seu post contando o seu ponto de vista para guestpost@dicasdefotografia.com.br. Se ele estiver de acordo com a linha editorial do blog poderemos publicá-lo.

Por que este blog não possui mais comentários?
Não tenho uma equipe para responder todos os comentários e já existem muitos meios de interação na internet: fica difícil conseguir acompanhar todos e fico triste de não poder responder todo mundo. Por isso, procuro centralizar a interação em uma só plataforma e buscar algo mais colaborativo. Hoje, esta plataforma é a Página do DDF no Facebook. Se quiser, também pode enviar um bom e velho email.