Dicas de Fotografia

Seguro para equipamentos fotográficos: tire suas dúvidas

Ei, você não tem seguro do seu equipamento fotográfico? Então este post é pra você.

As duas medidas de segurança mais importantes para evitar tragédias fotográficas são: faça backup e faça seguro. Já falei sobre backup aqui, e repito: se você não tem backup das suas fotos, vá providenciar isso agora mesmo. O seguro dos seus equipamentos é igualmente importante. Nossas câmeras e lentes são equipamentos caros e, pra maior parte das pessoas, é um investimento que dói no bolso. E se já dói no bolso normalmente, imagina quando não estávamos planejando gastar!

Especialistas em finanças pessoais indicam fazer seguro para todos os bens que valem mais que 5x nossa renda mensal. Se sua renda é alta, vale a pena correr o risco pois a compra do novo equipamento não vai atrapalhar suas finanças. Se sua renda é baixa o suficiente para a apólice ficar inviável, o ideal é ter bens mais baratos!

Ou seja: 1% da população não precisa de seguro. Para o restante de nós o ideal é ter uma soma de equipamentos cujo valor tenha uma apólice pagável.

Minhas dicas

Faça seguro do seu equipamento assim que comprá-lo. Existem tantas chances de acontecer algo de errado nos primeiros dias de aquisição quanto depois de um mês. Não é azar, é estatística!

Segure também das suas lentes. As lentes seguem a mesma regra básica: uma 50mm que custa R$ 400 pode não valer a pena segurar, mas lentes que passam dos três dígitos também vão causar um rombo no orçamento se precisarem ser readquiridas. Além disso, infelizmente as chances de perder câmera e lentes ao mesmo tempo são grandes.

Trabalha com fotografia? Nem pense em ficar sem seguro! Isso faz parte dos seus custos de trabalho. Se não conhece seus custos, clique aqui e baixe gratuitamente minha planilha de custos para fotógrafas/os. O valor do seguro deve estar embutido nos seus preços.

Lembre-se que todos os seguros possuem limitações e leia bem o contrato para saber quando seu equipamento está protegido. Uma das limitações mais comuns é não cobrir o furto de equipamentos deixados dentro de veículos. Se você é do tipo viajante, analise a inclusão de uma cobertura internacional. Leia as letras pequenininhas e tire todas as suas dúvidas com a empresa corretora antes de fechar.

Acionar o seguro nunca é divertido, mas ter seu equipamento segurado é a melhor forma de tirar o peso dos seus ombros enquanto você está carregando seus equipamentos por aí.

Qual empresa contratar?

Este post foi patrocinado pela Corretora Ação Absoluta, visite a página do Facebook e o site deles para entrar em contato! Eles fazem os seguros com a Porto Seguro.

Ps.: embora o post seja patrocinado, fico feliz de indicá-los. Por muito tempo queria escrever sobre o assunto aqui no blog. Depois de tentativas frustradas de encontrar uma corretora interessada em patrocinar o post (inclusive a empresa onde eu tinha meus seguros), deixei a ideia engavetada. Recentemente, no entanto, fui encontrada pela corretora Ação Absoluta, uma pequena empresa que foi a primeira a conversar com esta blogueira que vos fala :)

Ganhe um ano de seguro!

Nesta parceria com a Ação Absoluta pedi um mimo para vocês! Vamos sortear o pagamento de seguro de um ano para sua câmera. São apenas dois passos para concorrer:

Promoção encerrada.

1. Clique aqui e preencha os dados da sua câmera. Ao clicar em “calcular o valor do seguro”, você verá o orçamento e um protocolo de atendimento.

2. Para participar do sorteio, preencha abaixo seu nome, email e número do protocolo:

Pronto! O sorteio será realizado dia 30/09/2013. Boa sorte :)

•••

Regras do sorteio:
Você pode se cadastrar entre 23/09/2013 e 30/09/2013. O sorteio será realizado dia 30/09/2013 às 10h.
O seguro sorteado é válido para 1 (uma) câmera, não incluindo ou considerando acessórios (como lentes e notebooks).
O valor máximo da câmera deve ser de R$ 5000,00.
Caso o sorteado já tenha contratado o seguro, ele será reembolsado de acordo com a forma de pagamento escolhida.
O sorteio está sendo realizado pelo DDF em parceria com a corretora Ação Absoluta, que irá prover o prêmio.

compartilhe

sobre a autora

De mãos vazias, Claudia Regina segura a pá. Anda a pé, montada no touro. Cruza a ponte, e ela flui, mas a água não.

claudiaregina.com

anúncios

   http://cursodefotografia.org

quer aprender a fotografar? baixe o livro do
Dicas de fotografia.

é grátis.

↓ eu quero!

perguntas frequentes sobre
fotografia