receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Que faculdade fazer para se tornar fotógrafo?

Das perguntas relacionadas à “profissão fotógrafo” essa é uma das que mais recebo! Uma leitora me enviou um email perguntando:

Estou pensando em fazer publicidade ou propaganda e marketing. Qual você acha melhor? qual faculdade e cursos você fez?

Bom, o meu exemplo vai ser difícil de seguir, pois eu não fiz faculdade relacionada à essa área (Ciências Sociais) e nunca “sonhei” em ser fotógrafa, foi algo que apareceu, me interessei e mergulhei. :-)

Mas vamos dizer que você quer mesmo fazer uma faculdade, e quer que ela te ajude na hora de seguir a carreira. A sua escolha depende do tipo de carreira que te interessa.


Foto em CC | College Graduation por ajagendorf25

Algumas opções:

Publicidade e Propaganda / Marketing / Moda: ideal para quem quer fotografar moda (ensaios de revista, por exemplo), produtos, editoriais…

Jornalismo: ideal para quem quer ir para o lado do fotojornalismo (fotografia informativa, jornais, esportes)

Psicologia / Sociais: para quem quer fotografar uma área de fotografia de pessoas “normais” (não modelos profissionais) – eventos, casamentos, books, etc.

Design: uma faculdade de design também é interessante para qualquer área, pois trabalha bastante com estética/forma e função (as mesmas bases da fotografia.)

Administração / Relacionadas ao Marketing: não sei se é o caso de fazer uma faculdade inteira (4 anos não é pouco tempo) – mas todo fotógrafo que quer sucesso no mercado precisa ter noção de Marketing e Administração.

Fotografia: sei que existem lugares que oferecem curso superior em fotografia… sinceramente acho que isso não é necessário. Primeiro porque não é preciso diploma para exercer essa profissão. Segundo que com um pouco de dedicação você aprende tudo que é ensinado em uma faculdade tão específica. Na minha humilde opnião fazer cursos curtos de fotografia ou até mesmo de história da arte é muito mais produtivo.

Importante: não estou dizendo que para seguir a carreira de fotojornalismo você precisa fazer jornalismo – só quero dizer que o conhecimento vai te ajudar na área e, principalmente, te colocar dentro deste mundo. Além disso os contatos que você faz na Faculdade são, muitas vezes, mais valiosos do que o que cai na prova. E não dói nada ter os contatos na área que você pretende trabalhar, não é mesmo? As sugestões acima são nada mais do que isso: sugestões.

Vou ser sincera: acho que fazer uma faculdade para ser fotógrafo é dispensável. É bom lembrar que cursos e workshops são bem mais úteis. Eu sou uma pessoa prática, e o que gosto dos cursos rápidos e workshops é que é ensinada a prática daquilo que você quer, sem enrolações, provas, “presença” e outras “bobagens” de faculdade. Você está pagando por algo que quer mesmo aprender, com o “professor” que te interessa, e assim é muito mais fácil adquirir conhecimento. É um pensamento meio utilitarista, eu sei, mas quando se trata de ensino formal essa é a minha opinião. :-)

Outra opção prática para quem quer aprender a fotografar sem precisar de faculdade é escolher sua área e ir trabalhar nela! Encontre um fotógrafo para ajudar, segurar luz, dar assistência e assim você vai aprender e crescer.

Lembre-se que o conhecimento é o seu melhor investimento, mas o conhecimento não se encontra somente dentro da educação formal.


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog :-)

Não concorda? Envie seu post contando o seu ponto de vista para guestpost@dicasdefotografia.com.br. Se ele estiver de acordo com a linha editorial do blog poderemos publicá-lo.

Por que este blog não possui mais comentários?
Não tenho uma equipe para responder todos os comentários e já existem muitos meios de interação na internet: fica difícil conseguir acompanhar todos e fico triste de não poder responder todo mundo. Por isso, procuro centralizar a interação em uma só plataforma e buscar algo mais colaborativo. Hoje, esta plataforma é a Página do DDF no Facebook. Se quiser, também pode enviar um bom e velho email.