receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Como preparar suas fotos para “revelação”

Todas as fotos digitais devem ser preparadas (com ACR, Lightroom, Photoshop ou programa similar) antes de serem “reveladas”.

Motivos para preparar todas suas fotos antes de imprimir

Proporção: algumas câmeras digitais usam um ratio (proporção) de 4:3, outras 3:2 e assim por diante. Se o tamanho que você escolher para imprimir tiver uma proporção diferente as fotos serão cortadas.

Nitidez: fotos digitais são inevitavelmente mais “suaves” que as de filme. É imprescindível que você aumente um pouco a nitidez geral da foto (a quantidade exata depende do modelo da sua câmera).

Cores: muitas vezes a foto fica diferente na sua tela do que fica na impressão. Isso pode acontecer por seu monitor não estar bem calibrado ou por existir um padrão diferente de cores no seu laboratório de impressão. Tente sempre trabalhar com o mesmo laboratório para conseguir se acostumar com seus padrões de cores na hora de editar sua imagem. Nos laboratórios atuais você também vai encontrar a opção de “auto corrigir” as cores, o que pode ser uma mão na roda para manter cores corretas se você não faz questão de manter sua edição própria.

Como preparar minhas fotos, passo a passo

1. Faça todas as edições possíveis. Se pretende adicionar algum efeito ou fazer correções gerais na foto, faça agora, com a foto na sua resolução máxima e preferencialmente em RAW.

2. Salve essa foto (sempre deixando uma versão da original)

3. Agora sim, sabendo o tamanho que vai imprimir, corte sua foto (no Photoshop use a ferramenta Crop com o tamanho especificado e 300dpi).

preparacao-fotos-impressao-1

4. Por último, adicione nitidez com, por exemplo, a ferramenta Filters > Sharpen > Unsharp Mask

unsharp-mask

Como saber qual o tamanho máximo de foto que minha câmera faz?

Para saber qual é o maior tamanho de foto que sua câmera consegue fazer com qualidade máxima abra a versão da foto sem nenhuma edição no Photoshop e vá ao menu Image > Image Size. Lá você vai desmarcar a opção Resemple Image e vai digitar no campo Resolution 300 (pixels/inch). Essa é a resolução usada na impressão.

image-size-menu

Nos campos Width e Height vão aparecer os tamanhos máximos. No caso do exemplo acima uma foto com 1024×683 poderia ser impressa com qualidade máxima no tamanho 8,6×5,7cm.

Nada impede você de imprimir fotos maiores que isso, a qualidade vai diminuindo somente aos poucos (muitas vezes não dá para notar dependendo da própria qualidade da câmera). Além disso, conforme o tamanho da impressão aumenta, a resolução tende a diminuir (fazendo com que você continue com qualidade).

Ps.: “revelação” fica sempre entre aspas pois hoje em dia não revelamos mais fotos, e sim imprimimos ;)

Esse artigo foi baseado em uma pergunta enviada pelo leitor João Batista, por email. Mande a sua também.

Por
Claudia Regina


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog como agradecimento :-)