receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Por que usar Parasol?

O Parasol ou “Lens hood” é aquele acessório que é encaixado na frente das lentes para melhorar a qualidade da imagem quando a luz utilizada (seja do sol ou artificial) está em uma posição que interfira na foto. Resolvi escrever este artigo pois sempre sou perguntada pelo motivo de utilizar Parasol mesmo em locação interna, sem luz do sol.

Parasol

O que é e como funciona

O Parasol ou Lenshood funciona protegendo a lente de fragmentos de luz desnecessária. Vamos usar o sol como exemplo de fonte de luz: ele pode não estar dentro do seu quadro, mas mesmo assim pode interferir no resultado final criando Flare ou Glare:

exemplo-de-flare

Mas é bom lembrar: qualquer fonte de luz pode fazer isso. Mesmo em locações internas. Por isso o uso do Parasol faz sentido em praticamente qualquer situação.

Flare: é esse “efeito” cheio de linhas, cores e cículos de luz.
Glare: dependendo da lente ou filtro utilizados os efeitos de linhas desaparecem mas o contraste da imagem final fica diminuido. Ao invés do Flare vemos uma “mancha” branca e de falta de contraste de onde vem a luz.

O Parasol evita tudo isso, não deixando que a luz que não está no quadro entre pela lente.

Vantagens

Porém além dessa vantagem principal usar Parasol nas lentes é uma boa idéia por outros motivos:

Facilita o balanço de branco correto

Como nenhuma luz “estranha” está entrando pela lente o uso do Parasol ajuda a realizar um balanço de branco correto do seu assunto, que está dentro do quadro.

Protege a lente fisicamente

Sendo uma continuação da lente o Parasol acaba protegendo-a de quedas e batidas. Ao invés de bater diretamente na lente qualquer “obstáculo” vai bater no Parasol. E normalmente é mais barato comprar um Parasol novo do que uma lente nova. ;)

Melhora o contraste

Mesmo quando não conseguimos ver nitidamente o “Glare”, é possível que uma fonte de luz possa estar atrapalhando o contraste geral da foto. Com o Parasol o contraste sempre será otimizado.

Tipos de Parasol

Procure comprar o tipo correto de Parasol para sua lente: normalmente as de ângulo mais aberto precisam de um Parasol menor e mais aberto também – para que não interfira na imagem e não crie vinhetas. Para lentes mais tele é comum a utilização de um Parasol maior ou tipo “Flor”.

Em resumo: Parasol é um grande amigo do fotógrafo! Sempre que puder use e abuse desse acessório.


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog :-)

Não concorda? Envie seu post contando o seu ponto de vista para guestpost@dicasdefotografia.com.br. Se ele estiver de acordo com a linha editorial do blog poderemos publicá-lo.

Por que este blog não possui mais comentários?
Não tenho uma equipe para responder todos os comentários e já existem muitos meios de interação na internet: fica difícil conseguir acompanhar todos e fico triste de não poder responder todo mundo. Por isso, procuro centralizar a interação em uma só plataforma e buscar algo mais colaborativo. Hoje, esta plataforma é a Página do DDF no Facebook. Se quiser, também pode enviar um bom e velho email.