receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Por que fotos do Instagram são sempre bonitas

As fotos feitas com câmeras de celular, aliadas aos aplicativos que deixam elas mais apresentáveis, são incríveis. Acho mesmo: é muito legal podermos gravar pequenas coisas do dia a dia, com a praticidade de uma câmera que você já leva pra todo lugar mesmo. Não fazemos essas fotos para resultar em uma mostra de arte, nem para fazer posters ou aparecer em revistas. Pra falar a verdade dificilmente nós imprimimos essas fotos. Elas estão aí pra guardar recordações, serem colocadas nas redes sociais e lembrar de pequenos detalhes da vida, além de treinar o olhar fotográfico para formas, luzes e composições em todos os lugares que passamos, sem muitas pretensões.

Dá pra fotografar sério com o celular também, mas são casos mais pontuais ;) Vamos focar aqui na brincadeira.

Mas você já se perguntou por que praticamente toda foto feita com o Instagram (ou qualquer aplicativo similar) tende a ficar bonita? Eu tenho três palpites: falta de flash, efeitinhos pra esconder defeitinhos e formato quadrado.

Flash

A coisa mais legal do Instagram é que a opção padrão de Flash é com ele desligado! Ou seja: aquelas pessoas que usam o Flash em momentos inoportunos com a desculpa de não saber desligar acabam fazendo fotos melhores por causa disso.

O Flash embutido de câmeras Compactas e Reflex deve ser usado com cuidado e o Flash do celular não foge à regra: uma luz direta e dura no seu assunto quase sempre acaba com as chances de uma foto decente.

Algumas dicas úteis que já postei sobre Flash: “Luz dura e Luz difusa”, “Quem tem Medo do Flash”, “O Segredo do Contra Luz como Luz de Contorno” e “Vídeo: Usando a Luz de Janela em Retratos”.

Efeitinhos que escondem defeitinhos

É claro que nem sempre tem  luz suficiente e a foto sem flash fica ruim. Ou o Flash é necessário e a iluminação da foto fica somente aceitável. A qualidade de uso da luz também pode influenciar.

O fato é que na maioria das vezes fotos feitas com o celular tem uma qualidade de luz e balanço de branco duvidáveis (por simples falta de controle sobre eles.) E é aí que entram os efetinhos. A luz tá ruim? Bota um efeito Vintage na foto e tudo ficará bem.

Os efeitos são exagerados? É claro que são. Mas esse é o objetivo: não editamos essas fotos para terem consistência ou veracidade e sim para ficarem bonitinhas e divertidas! O celular virou uma Toy Cam bem mais cara e que também telefona.

E quem nunca transformou uma foto em Preto e Branco porque ela não tava muito boa que atire a primeira pedra, pois é o mesmo princípio.

Quadrado

A forma quadrada, lembrada pelo uso nas Médio Formato, nos dá uma nova visão de composição ao mesmo tempo que facilita o equilíbrio dos elementos do quadro. Além disso a composição de fotos quadradas é sempre pelo menos um pouquinho interessante, mesmo se esse nem foi o objetivo inicial.

No Digital Photography School você encontra 10 dicas para fotos mais legais com o Instagram (em inglês.)

Não quero filosofar muito sobre esse assunto além desses três itens, mas o fato da câmera mais usada no Flickr hoje ser o iPhone quer dizer alguma coisa, não? O Clicio já escreveu um texto mais profundo sobre o uso do Celular/Instagram e você pode ver várias fotos tiradas com o aplicativo neste grupo do Flickr.

Por
Claudia Regina


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog como agradecimento :-)