Dicas de Fotografia

Para quem sonha com uma mala cheia de equipamentos

Quando comecei a me interessar por fotografia olhava a lista de equipamentos dos profissionais e ficava com os olhos brilhando. “Um dia, vou ter esse monte de equipamentos também!”, eu pensava.

Olhava os profissionais com câmeras enormes, lentes enormes, equipamentos enormes… e ficava matutando como fazer para ter coisas maiores também. Já considerei até comprar grip e parasol só para parecer “mais profissional”. Quem nunca?

Aí, o tempo foi passando. Os ombros começaram a doer. Os equipamentos diversos começaram a juntar mofo. As ideias ficaram mais confusas com tantas coisas pra escolher.

Há poucos dias, vi a lista de equipamentos que um grande fotógrafo levou para uma dessas viagens de nível national geographic. E decidi que, se pra ter ser desse nível é preciso 5 corpos, 15 lentes, 30 strobes e 80 acessórios… Prefiro ficar no nível Claudia Regina mesmo. Para mim, o importante não é mais “parecer profissional”. É fotografar leve. E isso pode ser feito só com uma câmera APS-C e duas lentes.

É exatamente o que uso e preciso hoje para criar minhas imagens, mesmo sendo um kit que não impressiona.

Sei que muitos dos meus leitores estão começando na fotografia. Te digo: é inevitável que a gente fique com vontade de comprar equipamentos novos toda semana! E é claro que, dependendo da área, é preciso sim ter uma lista grande de equipamentos. Ainda assim, muitos me pedem sugestões. Por isso, vou dar tal sugestão para quem está começando a explorar a fotografia: não caia na falácia da equipamentite. Não compre nenhum equipamento novo antes de conseguir fazer fotos lindas com o que você já tem hoje. Leia o manual, pratique as técnicas que encontra por aí e explore ao máximo seu equipamento. Não compre nada novo se o objetivo for “conseguir fazer fotos melhores”. Não compre equipamento novo. Não compre.

•••

foto em destaque por rik ruff – CC

compartilhe

sobre a autora

De mãos vazias, Claudia Regina segura a pá. Anda a pé, montada no touro. Cruza a ponte, e ela flui, mas a água não.

claudiaregina.com

anúncios

   http://cursodefotografia.org

quer aprender a fotografar? baixe o livro do
Dicas de fotografia.

é grátis.

↓ eu quero!

perguntas frequentes sobre
fotografia