receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Os segredos das fotos Nítidas

Para conseguir fotos com nitidez máxima é essencial seguir algumas dicas.

Leia também os posts Como tirar fotos focadasComo segurar a Câmera e Tripés e outros tremores.

Vamos a um resumo com todas as informações diretas ao ponto? Definitivamente, quais são as melhores formas de conseguir máxima nitidez na sua imagem?

O tripé é o segredo

A melhor forma de manter a câmera estável é usar um tripé. Assim ela com certeza não irá chacoalhar enquanto expõe o sensor. A diferença entre o profissional e o amador é que o profissional não se importa em carregar um pouco mais de peso levando o tripé para todo lugar que vai.

foto por claudia regina

Compre um tripé de qualidade e alto. Ele deve ser de um material resistente e deve ter uma cabeça com regulagem fina. A melhor forma de escolher um bom tripé é ir em lojas especializadas em equipamentos fotográficos e testar. Pesquisando um pouco você também já descobre as melhores marcas.

Lembre-se: essa dica é válida, claro, para fotos em que o tripé é útil, como fotos de paisagens e outras coisas mais paradinhas. Para fotografar crianças e casamentos o tripé normalmente não é bem vindo :-)

Segure firme

Caso não tenha um tripé ou o momento não permita usá-lo segure sua câmera de forma firme. Mão direita na empunhadura e mão esquerda na lente. Quando possível apóie a câmera em uma parede ou se segure em algum local bem firme e seguro.

Dei algumas dicas para quando esquecemos o tripé no post Como fazer fotos de longa exposição.

Use um disparador remoto ou o timer

Ao apertar o disparador você pode induzir o tremor na exposição porque “empurra” a câmera para baixo. Para um resultado ainda melhor utilize o timer ou um disparador remoto (assim você não irá balançar a câmera só de apertar um botão contra ela).

disparador remoto

Use o mirror Lock-up

Para exposições médias use a função mirror lock up ou equivalente da sua câmera – assim evitamos tremores que vêm do próprio epelho se levantando para expor o sensor. Procure no manual da sua câmera para saber onde ativar esse recurso (será necessário apertar duas vezes o disparador: uma para levantar o espelho e outra para expor o sensor).

Use lentes e filtros de qualidade

Lentes de pouca qualidade são as principais culpadas pela falta de nitidez no resultado final. Invista em bons equipamentos e verá a qualidade técnica crescer bastante. Também tome cuidado com filtros: os de baixa qualidade costumam fazer sua foto perder nitidez.

Descubra a abertura mais nítida da sua lente

Cada lente tem um ponto de abertura onde a foto tem máxima nitidez. Normalmente é um ou dois stops depois da abertura máxima (em uma lente de abertura máxima f 2.8 a provável melhor abertura é f 5.6) e no geral se mantém até f 8.

Mas cada lente tem sua personalidade, então o melhor é testar! Com lentes zoom é possível que cada distância focal tenha uma abertura de melhor nitidez equivalente. Teste suas lentes e descubra. Abaixo vou mostrar o teste que fiz com uma das minhas lentes.

Usando uma distância focal de 52mm, ISO 400 e na prioridade de abertura (sempre com tripé, disparador remoto e mirror lockup só para garantir máxima nitidez) fiz fotos de comparação de uma casa, focando no número na parede. A foto é essa:

sigma-test

Agora veja a comparação a seguir: o número, que foi meu ponto de foco, está com a máxima nitidez de cada abertura. Note a diferença de nitidez de uma abertura para outra:

sigma-24-70-sharpest-aperture

É bom lembrar que você deve adequar a abertura com melhor nitidez com a abertura que dá a profundidade de campo que você deseja.

Neste site você compara lentes e aberturas de uma mesma lente. Infelizmente somente para canonzeiros. :)

Mantenha tudo limpo

Outro motivo simples de falta de nitidez é a limpeza dos itens que compõe a câmera. Sempre mantenha bem limpo o seu sensor – se não souber como limpar sozinho vá em uma assistência técnica de confiança, pois é preciso muito cuidado ao lidar com o sensor.

Também mantenha limpos os seus filtros, a parte interna da câmera e, principalmente, suas lentes.

A nitidez perfeita

Como você pode ver para conseguir uma foto com máxima nitidez é preciso observar muitos detalhes. Com um pouco de investimento e muito cuidado conseguimos resultados espetaculares!


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog :-)

Não concorda? Envie seu post contando o seu ponto de vista para guestpost@dicasdefotografia.com.br. Se ele estiver de acordo com a linha editorial do blog poderemos publicá-lo.

Por que este blog não possui mais comentários?
Não tenho uma equipe para responder todos os comentários e já existem muitos meios de interação na internet: fica difícil conseguir acompanhar todos e fico triste de não poder responder todo mundo. Por isso, procuro centralizar a interação em uma só plataforma e buscar algo mais colaborativo. Hoje, esta plataforma é a Página do DDF no Facebook. Se quiser, também pode enviar um bom e velho email.