receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


O que é High key?

High key é o nome de estilo dado para fotos formadas principalmente por tons claros.

Veja também: o que é Low key.

Esse estilo é feito normalmente na hora de fazer a foto, e não na edição, pois depende de iluminação e produção.

Como é uma foto High key?

Uma foto High key tem muitos tons claros e quase nada de sombras. Não podemos confundir esse efeito com o erro de exposição, em que uma foto fica clara demais sem essa intenção! A foto HK é clara porque a iluminação é bem distribuída, não existem muitas sombras e os elementos da foto também são de tons claros.

highkey_01

Na foto acima você vê que a situação tem uma iluminação bastante uniforme, as pessoas têm pele clara e estão usando roupas claras. Para entender ainda melhor podemos olhar o histograma desta foto:

highkey_02

Como pode ver a maior parte dos pixels que formam esta imagem estão lá no canto direito. A foto não está estourada, ela só é formada por muitos mais pixels claros do que pixels escuros.

Saber como analisar um histograma é essencial :-)

Importante: Uma foto “estourada” é aquela que resultou de uma exposição inadequada à luz: muita luz entrou na câmera e a foto ficou clara demais. Isso não é High key, é erro de exposição mesmo! Se não sabe muito bem o que é isso leia a apostila Aprenda a fotografar em 7 lições.

Como fazer uma foto High key?

Algumas sugestões para conseguir fotos neste estilo:

  • Utilizar fundo claro, de preferência branco
  • Evitar sombras, principalmente sombras muito duras
  • Alguns detalhes podem dar contraste em tons mais escuros (como os cabelos na foto acima)
  • Usar luz natural ou flash para preencher a luz em todo o assunto fotografado
  • Cuidado para não estourar e perder os detalhes da imagem!

Por quê?

Fotos com tanta iluminação trazem uma sensação mais alegre e viva para a cena.

Por
Claudia Regina


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog como agradecimento :-)