Dicas de Fotografia

O que é low key e high key?

High key (se lê rái kí) e low key (se lê lôu kí) são denominações para fotos que possuem muitos tons claros ou escuros, respectivamente.

O que é high key

High key é o nome de estilo dado para fotos formadas principalmente por tons claros. Esse estilo é feito normalmente na hora de fazer a foto, e não na edição, pois depende de iluminação e produção.

Como é uma foto High key?

Uma foto High key tem muitos tons claros e quase nada de sombras. Não podemos confundir esse efeito com o erro de exposição, em que uma foto fica clara demais sem essa intenção! A foto HK é clara porque a iluminação é bem distribuída, não existem muitas sombras e os elementos da foto também são de tons claros.

highkey_01

Na foto acima você vê que a situação tem uma iluminação bastante uniforme, as pessoas têm pele clara e estão usando roupas claras. Para entender ainda melhor podemos olhar o histograma desta foto:

highkey_02

Como pode ver a maior parte dos pixels que formam esta imagem estão lá no canto direito. A foto não está estourada, ela só é formada por muitos mais pixels claros do que pixels escuros.

Saber como analisar um histograma é essencial :-)

Importante: Uma foto “estourada” é aquela que resultou de uma exposição inadequada à luz: muita luz entrou na câmera e a foto ficou clara demais. Isso não é high key, é erro de exposição mesmo! Se não sabe muito bem o que é isso leia a apostila Aprenda a fotografar em 7 lições.

Como fazer uma foto High key?

Algumas sugestões para conseguir fotos neste estilo:

Por quê?

Fotos com tanta iluminação trazem uma sensação mais alegre e viva para a cena.

O que é low key?

Low key é o nome de estilo dado para fotos formadas principalmente por tons escuros. Assim como no caso da foto high key, esse estilo depende da iluminação e da produção.

Como é uma foto low key?

Ao contrário da high key, que é uma imagem com muitos tons claros, a low key é uma imagem composta principalmente de sombras. Nela poucos detalhes são claros, somente para sugerir o assunto fotografado.

lowkey_01

Na foto acima dá para perceber como a maior parte da imagem é composta por sombras, somente com luz suficiente para sugerir do que se trata. Analisando o histograma é possível ver isso ainda melhor:

lowkey_02

No gráfico notamos que a grande maioria dos pixels que formam esta foto estão do lado esquerdo, indicando que eles são sombras. Somente poucos detalhes estão no lado direito.

Saber como analisar um histograma é essencial :-)

Importante: Uma foto “clipada” é aquela que resultou de uma exposição inadequada à luz: pouca luz entrou na câmera e a foto ficou escura. Isso não é low key, é erro de exposição mesmo. Se não sabe muito bem o que é isso leia a apostila Aprenda a fotografar em 7 lições.

Como fazer uma foto Low key?

Algumas sugestões para conseguir fotos neste estilo:

Por quê?

Fotos low key trazem uma sensação de mistério, melancolia ou drama.

compartilhe

sobre a autora

De mãos vazias, Claudia Regina segura a pá. Anda a pé, montada no touro. Cruza a ponte, e ela flui, mas a água não.

claudiaregina.com

anúncios

   http://cursodefotografia.org

quer aprender a fotografar? baixe o livro do
Dicas de fotografia.

é grátis.

↓ eu quero!

perguntas frequentes sobre
fotografia