Dicas de Fotografia

O que as fotos 3×4 podem nos ensinar

Existe uma frase assim: “sempre dá para ser um exemplo, nem que seja um mau exemplo” – e isso serve direitinho para as fotos de documentos (tipo 3×4.) Quando estamos falando de retratos as fotos de documentos servem perfeitamente como um exemplo de tudo que não devemos fazer! Veja só:

1. Distância focal

O mais indicado para fotos só de rosto são as lentes teleobjetivas. Lentes grande-angulares distorcem a imagem e tudo que queremos evitar é distorcer o rosto de quem estamos fotografando, não é? As teleobjetivas mostram a pessoa o mais próximo possível de sua aparência real.

Não sabe o que é teleobjetiva ou grande-angular? Leia a apostila Aprenda a fotografar em 7 lições para aprender e saiba mais em como escolher sua lente.

É claro que quem faz fotos para documentos normalmente não estão nem aí pra isso e acaba fazendo do jeito mais fácil. 99% das vezes as fotos são feitas mais de perto do que deveriam. Isso quando a foto não é feita com uma webcam (DETRAN, estou de olho em você!)

Abaixo um exemplo pra perceber bem a diferença. A primeira foto foi feita com uma 10mm (cadê orelhas?) A segunda com uma 70mm. Naturalmente as fotos 3×4 não são tão exageradamente distorcidas, mas assim dá para perceber a diferença nos dois extremos e tentar evitar uma distorção indesejada.

Claudia Regina

Ah, é bom deixar claro: essa regrinha não vale se estivermos procurando um efeito cômico no retrato. :)

2. Iluminação

Rostos são objetos de três dimensões e normalmente queremos que isso fique claro na fotografia. É por isso que é comum usar como base para iluminação de retratos uma luz principal lateral (45º, pra ser mais exata) e outra de preenchimento, com cerca de metade da potência da principal. Assim conseguimos mostrar a tridimensionalidade do rosto.

Já o setup padrão para fotos de documentos são duas luzes, dos dois lados e com a mesma potência! Isso faz com que cada milímetro do nosso rosto fique iluminado, e assim perdemos a tridimensionalidade.

Setup montado no LightingDiagrams.com

É claro que o objetivo da foto de documento não é nos deixar mais lindos, e sim mostrar cada detalhe da nossa fisionomia. Mas na hora de fazer fotos para outras finalidades o ideal é tentar evitar esse setup de iluminação sem vida.

3. Expressão

E por fim, mas não menos importante: a expressão. Concordo com a teoria (e acho difícil alguém discordar) que a principal essência de um retrato é a expressão da pessoa fotografada. Seja uma expressão de felicidade, delicadeza, amor e até tristeza, o importante é que aquele retrato passe alguma emoção para quem está vendo.

E, vamos admitir: todo mundo fica com cara de nada nas fotos de documento.

(documentos com foto de quando éramos crianças: sempre fofas!)

A solução para este problema é a direção. Os retratos ficam muito mais interessantes quando dirigimos de forma a deixar a pessoa à vontade e com expressões genuínas.

ISO 200, 35mm, f/1.4, 1/4000seg

ISO 200, 35mm, f/1.4, 1/4000seg

•••

As fotos de documentos cumprem sua função, mas também servem de mau exemplo para gente que quer fazer retratos bonitos e significativos!

compartilhe

sobre a autora

De mãos vazias, Claudia Regina segura a pá. Anda a pé, montada no touro. Cruza a ponte, e ela flui, mas a água não.

claudiaregina.com

anúncios

   http://cursodefotografia.org

quer aprender a fotografar? baixe o livro do
Dicas de fotografia.

é grátis.

↓ eu quero!

perguntas frequentes sobre
fotografia