receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


O Guia Definitivo da Fotografia HDR

A fotografia HDR (High Dinamic Range) está super na moda ultimamente. Resolvi fazer uma série de posts sobre o assunto para contemplar tudo sobre essa técnica: de como tirar as fotos até como editá-las, passando também pelos erros mais comuns.

Se bem utilizada, essa técnica pode dar vida à foto e criar um clima super-realista, tanto em cores como em P&B. Se mal utilizada, no entanto, ela pode criar um resultado falso e esquisito!

Vamos começar?

O que é HDR?

O que chamamos hoje de HDR é uma técnica que – simplificando ao máximo – faz fotos terem o máximo de detalhes mesmo quando a cena fotografada tem muito contraste. Usando esta técnica conseguimos mostrar os detalhes na sombra e na luz, ao mesmo tempo.

hdr-dicas-de-fotografia

Essa técnica já é usada a muito tempo, inclusive com filme. Mas é com o digital que ela ganhou força, sendo mais fácil aplicá-la em diversas situações.

Como utilizar essa técnica?

Para uma HDR é indicado tirar pelo menos 3 fotos com exposições diferentes da cena, utilizar um aplicativo específico (Photomatix, Photoshop, etc) para juntar esssas exposições e depois fazer diversos ajustes finos na imagem final.

Essas necessidades tornam a técnica um pouquinho complicada, mas não impossível ;)

Dá pra fazer só com uma foto? Sim – mas existem limites e a qualidade final da imagem vai cair. Dá pra fazer sem o cuidado de um tripé? Dá – mas as chances de aparecerem aberrações serão maiores. Dá pra fazer com uma câmera simples? Sim – mas as compactas não oferecem algumas facilidades na hora de tirar as fotos.

Mas o mais complicado não é a criação da HDR em si, e sim usar a situação ideal. O pecado de muitas HDRs que vemos por aí é o uso exagerado e muitas vezes sem necessidade da técnica.

Resumindo

Para criar uma foto com um Alcance Dinâmico Altíssimo (que é a HDR) nós tiramos três fotos que peguem os detalhes de toda a imagem:

E juntamos elas em uma só:

Veja abaixo o passo a passo para criação de imagens assim:

Série: Tudo Sobre HDR

Post publicado originalmente em 10/2008. Atualizado em 06/14.

Por
Claudia Regina


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog como agradecimento :-)