receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Mantenha o Horizonte na HORIZONTAL!

Se tem uma coisa que estraga muitas fotos de Paisagens por aí é o horizonte torto. NÃO: não é artístico, não é diferentoso, não é estilo. É simplesmente feio!


Foto por Mark Reimer

Sei que pareço estar ditando uma regra inquebrável, mas 99% das vezes um horizonte torto em foto de paisagem fica feio. A foto inteira parece estar fora de lugar e simplesmente dá pra ver que tem algo de errado.

Quando quebrar a regra

Antes que comecem a atirar pedras em mim, aviso: é claro que existem exceções, e algumas fotos com o horizonte torto ficam espetaculares. Mas é bom lembrar: algumas fotos com o horizonte bem torto. Intencionalmente nauseante. Não um pouquinho torto, por causa da preguiça do fotógrafo. E isso normalmente acontece quando tem mais algum elemento de ação na foto. Eu nunca achei uma foto SÓ de paisagem que ficou bonita com o Horizonte torto.


Foto por Dima Vazinovich

Como evitar um Horizonte torto?

Para quem tem uma câmera mais modélna dá para usar a opção de nivelador da própria câmera. Nas Canon isso se chama Dual-axis Electronic Level display e aparece quando você aperta duas vezes em “Info”. Se você usa outras marcas dá uma olhadinha no Manual para descobrir se ela possui essa função.

Se sua câmera não possui essa opção embutida você pode comprar este acessório à parte. No Photojojo tem esse “cubo” que encaixa direitinho ali na sapata do Flash. Claro que no fim das contas você pode pegar o nivelador que veio com sua caixa de ferramentas e usar pro mesmo propósito, né? :P

É bom lembrar também que tripés de qualidade (e até alguns mais vagabundinhos) possuem um nivelador embutido também. Se você estiver usando um tripé (pra fotografar paisagens é bom que esteja) ele pode e deve ser usado para seu propósito de horizontes retinhos.

E por fim, a solução final caso nada dê certo: corta a foto na edição! O chato dessa parte é que você acaba perdendo parte da sua foto. Também pode ser meio complicado em paisagens sem o horizonte bem definido (como montanhas.) Mas se preferir essa opção já expliquei como usar Corte e Alinhamento no Lightroom neste vídeo aqui!

Ps.: nada de metadados sobre as fotos pois como paisagem não é meu forte fiz uma busca com quem entende: no site da National Geographic ;)


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog :-)

Não concorda? Envie seu post contando o seu ponto de vista para guestpost@dicasdefotografia.com.br. Se ele estiver de acordo com a linha editorial do blog poderemos publicá-lo.

Por que este blog não possui mais comentários?
Não tenho uma equipe para responder todos os comentários e já existem muitos meios de interação na internet: fica difícil conseguir acompanhar todos e fico triste de não poder responder todo mundo. Por isso, procuro centralizar a interação em uma só plataforma e buscar algo mais colaborativo. Hoje, esta plataforma é a Página do DDF no Facebook. Se quiser, também pode enviar um bom e velho email.