Dicas de Fotografia

Macro usando a técnica da lente invertida

A fotografia macro é fascinante, mas para quem está começando na área os equipamentos especiais para fotos bem de pertinho são assustadoramente caros. Lentes e flashes especiais, no entanto, podem sem substituídos por um pouquinho de adaptação.

ISO 100, 50mm, -, 1/160

ISO 100, 50mm, -, 1/160

 

A luz é a mais fácil de adaptar: faça seus experimentos utilizando luz natural do dia. Se está começando na fotografia procure um local com um pouco de sombra, evitando assim a luz direta e dura (com a qual é mais difícil trabalhar.)

E as lentes caríssimas? Bom, provavelmente você já tem uma ótima lente com você! Usando a técnica da lente invertida você pode transformar uma lente do kit como a 18-55mm ou a 50mm (duas lentes bem baratas) em uma lente macro!

E é super fácil: é só tirar a lente do corpo e segurá-la ao contrário, como você pode ver abaixo:

A principal diferença entre usar a lente normalmente ou invertida é que do avesso você não consegue controlar o foco pela própria lente. Neste caso o foco é feito se aproximando mais ou menos do objeto. É preciso prática (e várias tentativas) para segurar a lente na frente da câmera pois não tem como rosqueá-la – mas se você tem qualquer uma dessas lentes que eu citei acima já dá pra ir testar a técnica agora mesmo pois não é necessário mais nenhum ingrediente.

ISO 100, 50mm, -, 1/250

ISO 100, 50mm, -, 1/250

Caso você goste da brincadeira vai descobrir que vale a pena investir em equipamentos específicos para macro. Mas se você não quer se especializar esta técnica é legal somente quando a vontade é de brincar de fotografar algumas flores ou insetos.

Adaptações na técnica

O legal de inverter a lente é a economia e a simplicidade. Mas dá para incrementar a técnica um pouco comprando adaptadores tanto para encaixar a lente de forma invertida quanto para controlar a abertura. Também dá para testar formas caseiras. Nos dois vídeos abaixo dá para conhecer melhor essas diferentes formas de usar a lente invertida, com mais ou menos acessórios:

Ps.: os vídeos estão em inglês.

compartilhe

sobre a autora

De mãos vazias, Claudia Regina segura a pá. Anda a pé, montada no touro. Cruza a ponte, e ela flui, mas a água não.

claudiaregina.com

anúncios

   http://cursodefotografia.org

quer aprender a fotografar? baixe o livro do
Dicas de fotografia.

é grátis.

↓ eu quero!

perguntas frequentes sobre
fotografia