Dicas de Fotografia

Fotometrar, compor e focar

Quer aprender a fotografar? Comece por esses três itens. Como sempre repito: regras foram feitas pra serem quebradas mas antes é preciso conhecê-las.

Este é um guia rápido para todas as pessoas que me perguntam “estou começando agora, alguma dica?” ou “o que é essencial para começar a fotografar?

Fotometria

Sabe quando uma foto tá muito escura? Ou quando uma foto tá muito clara? Ou quando o fundo está lindo, mas você não consegue ver a pessoa retratada? Então, esses são problemas de fotometria. Dominar a fotometria é dominar a luz.

Você começa definindo a pirâmide: tempo de exposição, abertura e ISO. Falei mais sobre elas na apostila “Aprenda a Fotografar em 7 Lições.” Se você não sabe o que são essas três configurações sugiro que leia a apostila!

Se você sabe, lembre-se que saber mexer nelas é apenas o início. Deixar o ponteiro do fotômetro no meio qualquer máquina sabe fazer. O negócio é saber como equilibrar a luz de acordo com o resultado que você quer.

E pra isso às vezes o ponteiro não vai ficar no meio. Ou será preciso mexer nos modos de medição da câmera. Em algumas situações você vai precisar decidir se mexe na abertura ou no tempo de exposição. Às vezes o melhor vai ser usar um flash externo. Ou um rebatedor.

Usando um modo de medição matricial o meu fotômetro achou que a foto abaixo estava escura demais. Mas era isso que eu queria!

ISO 200, 10mm, f/6.3, 1/125seg

ISO 200, 10mm, f/6.3, 1/125seg

Está tendo dificuldades com a fotometria? Use o histograma. Ele é seu melhor amigo nessa hora.

Compor

A composição começa quando decidimos o que vamos fotografar e o que vamos incluir no quadro. Depois também decidimos como vamos organizar tudo isso em uma imagem.

Existem regras de composição para nos ajudar a fazer fotos interessantes, como a regra dos terços, mas o mais importante é a gente saber o que estamos fotografando e por que estamos fazendo isso.

ISO 100, 35mm, f/6.3, 1/200seg

ISO 100, 35mm, f/6.3, 1/200seg

A composição vai além das linhas e dos formatos: ela é a forma como usamos linhas e formatos para contar uma história.

Foco

Primeiro você decide o que é importante. Aí você decide o que tem que ficar em foco. Aí você faz o foco. Sim, existem fotos boas sem foco algum, mas não foi por preguiça de quem estava tirando a foto e sim pelas circunstâncias.

Eu já dei mais importância para o foco, mas ainda assim acho legal pelo menos tentar fazer fotos focadas. De vez em quando não vai dar certo, e tudo bem. Mas não custa tentar. :-)

ISO 100, 35mm, f/1.4, 1/8000seg

ISO 100, 35mm, f/1.4, 1/8000seg

A ordem dos fatores altera o resultado

Não é à toa que coloquei cada item nesta ordem: fotometrar, compor e focar. A ordem dos fatores faz diferença. Se fotometramos depois de compor, não temos controle de onde a câmera está medindo a luz. Se focamos antes de compor, é bem possível que o foco seja perdido no meio do caminho. Fotometrar, compor e focar. Nesta ordem!

compartilhe

sobre a autora

De mãos vazias, Claudia Regina segura a pá. Anda a pé, montada no touro. Cruza a ponte, e ela flui, mas a água não.

claudiaregina.com

anúncios

   

quer aprender a fotografar? baixe o livro do
Dicas de fotografia.

é grátis.

↓ eu quero!

perguntas frequentes sobre
fotografia