receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Flash Remoto – 3. Como Modificar a Luz

Esse post faz parte da Série sobre Flashes Portáteis, veja todos:

O Flash em si oferece poucas possibilidades de alteração no feixe de luz: você pode alterar a potência e, às vezes, o zoom (embora este último não faça uma diferença muito radical.) Por isso existem alguns acessórios que podem te ajudar a conseguir efeitos diferentes. Para entender melhor alguns termos sugiro ler o Post “Luz dura e Luz difusa

1. Sombrinha

A sombrinha é nossa amiga. Com ela conseguimos uma luz Difusa facilmente! Existem sombrinhas Difusoras e Rebatedoras. As difusoras ficam entre o flash e o assunto e usando as rebatedoras o flash fica entre a sombrinha e o assunto. Gosto mais das primeiras, pois a luz “viaja” menos e assim perde-se menos potência.

Além da sombrinha também é possível usar outros difusores de luz como Softboxes ou Octosofts. Mas estes diminuem mais ainda a potência disponível.

É bom lembrar que flashes portáteis já não são muito potentes (pelo menos se compararmos com os flashes de tomada) – por isso o melhor é evitar ao máximo perder qualquer pouquinho de potência. Todo modificador que serve para deixar a luz mais difusa vai fazer você perder potência, invariavelmente.

2. Snoot

Um Snoot é o contrário de um difusor: é um tubo (ou qualquer coisa parecida) feito para fazer a luz ficar mais concentrada e dura. É possível usar também snoots com colmeias para aumentar o efeito.

Se você procurar por “Strobist DIY Snoot” no Google vai encontrar várias dicas de como fazer um em casa com coisas loucas como caixa de cerais ou carteira de cigarro! Vale a pena fazer uns para testar.

3. Gels para Flash

Suponho que você já sabe o que é temperatura de cor (se não sabe, clique aqui antes de continuar.) Então: seu flash tem uma temperatura de cor. O pôr do Sol tem outra temperatura de cor. A lâmpada da sala tem outra temperatura. Um dia de céu limpo tem uma temperatura e um dia nublado tem outra. Se você quer um resultado aonde não dê pra notar o uso de flash você pode usar um Gel de Correção.

O gel de correção não é um gel, na realidade. É um pedaço de plástico que parece um pouco com celofane (mas não é rs) e que você coloca na frente do Flash para simular outra temperatura de cor. Assim seu flash pode, em um passe de mágica, ter a mesma temperatura de cor da luz ambiente e assim o resultado fica mais natural.

E é claro que o gel também pode ser usado para desequilibrar ainda mais a temperatura de cor e criar efeitos (depende do seu objetivo.)

Essas são as principais formas de modificar a luz do Flash. Você não precisa sair correndo para comprar todos os acessórios existentes no universo, mas aos poucos pode ver o que faz falta e merece um investimento. A loja da Mako tem vários acessórios interessantes, e é brasileira. Não estou ganhando nada para falar deles aqui, até porque acho que são produtos bem caros. Se você tem paciência e cartão de crédito internacional sugiro mesmo é se jogar no Ebay e comprar todos os acessórios que citei neste post Made in China :-)

***

Todos os posts da Série:


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog :-)

Não concorda? Envie seu post contando o seu ponto de vista para guestpost@dicasdefotografia.com.br. Se ele estiver de acordo com a linha editorial do blog poderemos publicá-lo.

Por que este blog não possui mais comentários?
Não tenho uma equipe para responder todos os comentários e já existem muitos meios de interação na internet: fica difícil conseguir acompanhar todos e fico triste de não poder responder todo mundo. Por isso, procuro centralizar a interação em uma só plataforma e buscar algo mais colaborativo. Hoje, esta plataforma é a Página do DDF no Facebook. Se quiser, também pode enviar um bom e velho email.