receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Filtros: Polarizador e outros não substituíveis

Filtros são objetos subestimados da era da fotografia digital. Realmente: quem vai se preocupar em encaixar um filtro na lente se você pode recriar os efeitos desse filtro na pós-produção?

Filtros

Muitos filtros utilizados antigamente são totalmente dispensáveis hoje, por exemplo:

  • Filtros de cor – é bem mais prático tirar todas as fotos no modo colorido e depois criar os efeitos na pós.
  • Filtros de correção de balanço de branco – encontramos isso dentro das próprias câmeras e total controle em arquivos RAW.
  • Filtros de cor Degradê – assim como os de cor é muito mais prático fazer o efeito na pós.
  • Filtros de efeitos diversos – alguns deixam a foto sem definição, outros criam neblina. Todos facilmente reproduzíveis na pós.

Porém existem filtros que não podem ter seus “efeitos” reproduzidos digitalmente. O principal deles é o Filtro Polarizador:

Para quê serve o Filtro Polarizador?

O Filtro Polarizador é o queridinho da maioria dos fotógrafos de paisagens. Uma de suas funções é melhorar o contraste e saturação da foto: este filtro evita que partes muito claras da paisagem como o céu fiquem sem contraste. A riqueza de cores e detalhes é melhorada e o resultado fica bem mais realista e interessante.

Porém o efeito mais importante e “menos reproduzível digitalmente” do filtro polarizador é a diminuição do reflexo em áreas não metálicas como água e vidro. É graças ao filtro Polarizador que fotos com águas cristalinas como assunto ficam lindas. Sem ele a água reflete o céu e não dá para ver nada embaixo.

filtro-polarizador-antes-e-depois

Repare no exemplo acima: ao utilizar o filtro Polarizador os reflexos na água e nas pedras somem, mostrando os detalhes. A folhagem também ganha mais constraste e a imagem, no geral, mais vida.

Outros filtros

Um filtro/lente bastante utilizado para quem não quer investir em lentes caras macro é o filtro Close-up. Ele permite fazer fotos com nitidez aceitável de objetos próximos, sem a lente ser macro.

Fly Close-up

Mosca tirada com a ajuda do filtro Close-up

O filtro cross-screen também dificilmente pode ser reproduzido. Ele faz com que os pontos de luz de uma foto virem “estrelas”. Se bem utilizado pode criar efeitos muito bacanas. É bastante usado no no natal e em fotos noturnas mas traz resultados bonitos também se aplicado mais discretamente.

15 Christmas Day 09

O Cross-screen é bastante usado no natal, criando “pontas” nas fontes de luz

Cross Screen Test

Delicadamente o filtro também traz belos resultados

E você? Usa filtros ou prefere fazer tudo na Pós-produção? Conhece outros filtros que são insubstituíveis?

Publicado por Claudia Regina em 14 de maio de 2009


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog como agradecimento :-)