receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Filtros: Polarizador e outros não substituíveis

Filtros são objetos subestimados da era da fotografia digital. Realmente: quem vai se preocupar em encaixar um filtro na lente se você pode recriar os efeitos desse filtro na pós-produção?

Filtros

Muitos filtros utilizados antigamente são totalmente dispensáveis hoje, por exemplo:

  • Filtros de cor – é bem mais prático tirar todas as fotos no modo colorido e depois criar os efeitos na pós.
  • Filtros de correção de balanço de branco – encontramos isso dentro das próprias câmeras e total controle em arquivos RAW.
  • Filtros de cor Degradê – assim como os de cor é muito mais prático fazer o efeito na pós.
  • Filtros de efeitos diversos – alguns deixam a foto sem definição, outros criam neblina. Todos facilmente reproduzíveis na pós.

Porém existem filtros que não podem ter seus “efeitos” reproduzidos digitalmente. O principal deles é o Filtro Polarizador:

Para quê serve o Filtro Polarizador?

O Filtro Polarizador é o queridinho da maioria dos fotógrafos de paisagens. Uma de suas funções é melhorar o contraste e saturação da foto: este filtro evita que partes muito claras da paisagem como o céu fiquem sem contraste. A riqueza de cores e detalhes é melhorada e o resultado fica bem mais realista e interessante.

Porém o efeito mais importante e “menos reproduzível digitalmente” do filtro polarizador é a diminuição do reflexo em áreas não metálicas como água e vidro. É graças ao filtro Polarizador que fotos com águas cristalinas como assunto ficam lindas. Sem ele a água reflete o céu e não dá para ver nada embaixo.

filtro-polarizador-antes-e-depois

Repare no exemplo acima: ao utilizar o filtro Polarizador os reflexos na água e nas pedras somem, mostrando os detalhes. A folhagem também ganha mais constraste e a imagem, no geral, mais vida.

Outros filtros

Um filtro/lente bastante utilizado para quem não quer investir em lentes caras macro é o filtro Close-up. Ele permite fazer fotos com nitidez aceitável de objetos próximos, sem a lente ser macro.

Fly Close-up

Mosca tirada com a ajuda do filtro Close-up

O filtro cross-screen também dificilmente pode ser reproduzido. Ele faz com que os pontos de luz de uma foto virem “estrelas”. Se bem utilizado pode criar efeitos muito bacanas. É bastante usado no no natal e em fotos noturnas mas traz resultados bonitos também se aplicado mais discretamente.

15 Christmas Day 09

O Cross-screen é bastante usado no natal, criando “pontas” nas fontes de luz

Cross Screen Test

Delicadamente o filtro também traz belos resultados

E você? Usa filtros ou prefere fazer tudo na Pós-produção? Conhece outros filtros que são insubstituíveis?


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog :-)

Não concorda? Envie seu post contando o seu ponto de vista para guestpost@dicasdefotografia.com.br. Se ele estiver de acordo com a linha editorial do blog poderemos publicá-lo.

Por que este blog não possui mais comentários?
Não tenho uma equipe para responder todos os comentários e já existem muitos meios de interação na internet: fica difícil conseguir acompanhar todos e fico triste de não poder responder todo mundo. Por isso, procuro centralizar a interação em uma só plataforma e buscar algo mais colaborativo. Hoje, esta plataforma é a Página do DDF no Facebook. Se quiser, também pode enviar um bom e velho email.