receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Equipamento básico de estúdio

Embora eu procure dar dicas acessíveis para todos aqui no DDF muita gente me pergunta sobre montagem de estúdio. Montar um estúdio não é muito barato, mas se assim como eu você pretende começar tendo um pequeno estúdio em casa, posso dar algumas dicas de onde começar. :-)

O local

Antes de tudo pense se você irá montar o estúdio de forma estática ou se ele será “móvel.” Caso você queira montar um estúdio na sua sala será necessário fazer isso de forma que fique fácil reorganizar os móveis para ir de sala a estúdio e de estúdio a sala. Se for complicado demais você vai acabar usando ele pouco por preguiça. ;-)

Se conseguir um espaço da sua casa especialmente para o estúdio, melhor ainda. Ele poderá ficar montado e pronto para ser usado a qualquer momento.

É preciso pensar também no tamanho necessário. Se o objetivo é fotografar pequenos produtos uma sala e uma mesa de fotografia Still serão o suficiente. Se você quer fotografar pessoas é preciso de bastante espaço para circular e para que caiba o corpo inteiro no quadro, sem aparecer nada além do fundo. Caso queira fotografar grupos ou objetos maiores você precisará de um espaço bastante amplo e alto.

Basicamente é preciso ter bastante espaço entre o assunto fotografado e o fundo, e ainda assim um fundo que cubra todo o quadro. Não vou passar medidas exatas: o ideal para saber o que você precisa é visitar ou alugar estúdios e perceber como funciona!

Caso o local seja pequeno é importante que as paredes não sejam brancas. Caso elas sejam você não conseguirá controlar muito bem as luzes, pois elas irão refletir nas paredes. Escolha uma cor escura, de preferência neutra (cinza/preto) junto com outras paredes claras, ou uma cor neutra (no caso de retratos paredes pintadas de marrom/madeira podem refletir um pouco, mas não a ponto de atrapalhar o resultado.)

O fundo

O fundo infinito é a característica principal do estúdio. Ele pode ser feito de papel, tnt, tecido, borracha ou mesmo direto na construção da parede. Veja o que fica mais em conta para você.

O importante é que o fundo branco deve ser bem liso (nesse caso não é muito recomendado o uso de tecido pois ele faz dobras – use tecido somente para fundos escuros.) Em lojas de fotografia você encontra várias opções de fundo. Pesquise e você encontrará algo adequado para o seu estúdio.

Iluminação

A iluminação mais básica para um estúdio consiste em iluminar o fundo e o assunto. Digamos que, para um setup básico, você vai precisar de uma luz principal (1), uma luz de preenchimento (2) e uma luz de fundo (3.) Além das tochas em si é bom ter também algumas opções de modificadores (sombrinha, hazy, colméia, etc.)

studio-setup

Com esse setup já é possível realizar vários tipos de fotos. Depois de dominar estas três luzes você estará pronto para adicionar mais, se achar necessário.

Depois de algum tempo aprendendo a lidar com o seu estúdio você pode até considerar trabalhar com ele, investindo na carreira da fotografia. Mas isso é assunto para outro post. :-)


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog :-)

Não concorda? Envie seu post contando o seu ponto de vista para guestpost@dicasdefotografia.com.br. Se ele estiver de acordo com a linha editorial do blog poderemos publicá-lo.

Por que este blog não possui mais comentários?
Não tenho uma equipe para responder todos os comentários e já existem muitos meios de interação na internet: fica difícil conseguir acompanhar todos e fico triste de não poder responder todo mundo. Por isso, procuro centralizar a interação em uma só plataforma e buscar algo mais colaborativo. Hoje, esta plataforma é a Página do DDF no Facebook. Se quiser, também pode enviar um bom e velho email.