receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Como usar o rebatedor

O rebatedor é um acessório barato e prático. Com ele conseguimos aproveitar uma fonte de luz (pode ser qualquer uma, tanto natural quanto artificial) e basicamente transformá-la em duas.

esquema-rebatedor

Veja como comprar um ou fazer você mesmo.

Abaixo um exemplo de uso de rebatedor: as fotos foram feitas no final da tarde, com o sol baixo iluminando as costas do meu noivo. Na segunda a foto usei um rebatedor para jogar luz também no rosto dele e a foto ficou muito mais agradável.

O certo seria eu ter colocado o rebatedor mais lateralmente, mas como foi algo do tipo “amor, vem cá que quero fazer uma foto para colocar no blog!” não montei tripé nem nada: eu mesma apoiei o rebatedor no meu corpo – com o rebatedor vindo quase que exatamente da frente ele deu aquela apertadinha de olhos clássica de quando estamos debaixo de sol escaldante, mas mesmo assim a foto ficou melhor ;)

sean-rebatedor

A característica mais fácil de notar nas fotos acima é o equilíbrio entre fundo e assunto. Como na primeira foto o fundo está muito mais claro preciso deixá-lo “estourado” para conseguir expor corretamente o retratado. Já na segunda foto, usando o rebatedor, consigo equilibrar a exposição de fundo e assunto: como estou refletindo a luz que ilumina o fundo fica muito mais fácil expor corretamente!

Outros detalhes são consequência do uso de uma luz mais frontal (não exatamente atrás do assunto): vemos melhora nas cores, nitidez e suavização de sombras e reflexos.

Mas tudo isso poderia ter sido feito com um flash/strobe, certo? Claro! Porém uma das características mais interessantes do rebatedor é ser econômico (é barato para comprar e não custa nada usar) e fácil (é só posicioná-lo no local desejado e ele funciona instantaneamente.) Se temos uma super fonte de luz como o sol e podemos utilizá-la, por que não fazer isso? :)

Por
Claudia Regina


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog como agradecimento :-)