receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Como remover a Aberração Cromática da sua foto

Quando estamos tão acotumados a ver fotos em uma tela e a compartilhar a maioria das nossas imagens online deixamos de perceber alguns detalhes que somente uma bela impressão nos mostraria! Isso é muito bom por um lado: detalhes que passam despercebidos na tela passam a ser visíveis no papel. Mas é ruim por outro: os defeitos também aparecem bem mais ;-)

Um dos defeitos mais chatos com o qual temos que lidar é a tal da Aberração Cromática.

O que é Aberração Cromática?

Segundo o DPReview:

A Aberração Cromática ou “dispersão de cor” é causada quando a lente não foca diferentes comprimentos de onda de luz (cores) no mesmo local ou quando a lente amplifica diferentes comprimentos de onda de luz diferentemente.

De forma simplificada: ela é  um defeito causado quando as cores (que compõe a luz) acabam não ficando no lugar que deveriam. Pense na Aberração Cromática como a falta de Foco nas cores. Assim como uma foto fora de foco fica com definição nos lugares errados, uma foto com aberração cromática fica com cores em lugares errados.

Isso acontece bem ali aonde ficam os “contornos” dos objetos fotografados, principalmente quando eles têm mais contraste, e as cores no fim do espectro – vermelho (e seu oposto verde) e azul (e seu oposto amarelo) – são as que compõe essa aberração.

Normalmente esse defeito acontece quando usamos Lentes de menor qualidade. Abaixo você vê aberrações vermelhas e verdes causadas nas bordas de uma foto tirada com uma grande-angular:


Foto usando a lente Canon 10-22 f/3.5/4.5

Outra coisa que acontece bastante e pode ser considerada como Aberração Cromática é o que chamam em inglês de “Purple Fringing”. Isso acontece mesmo com as melhores Lentes quando fotografamos contra fundos muito claros/contra-luz. Fica assim:


Foto usando a lente Canon 70-200 f/2.8 L (não disse que acontece mesmo nas melhores famílias? rs)

Vou ensinar como resolver os dois tipos!

Como evitá-la?

Lentes com um conjunto ótico de maior qualidade resultam em menos aberração. O “Purpel Fringing” é ligado também a qualidade da câmera e sua forma de comprimir arquivos. Ou seja: para evitar esses dois problemas é só comprar as Câmeras e as Lentes de maior qualidade possível (e, consequentemente, maior preço) :-) Como nem todo mundo tem dinheiro ilimitado para os equipamentos top (muito menos eu) vou mostrar como lidar com ela na Pós-Produção.

Como remover a Aberração Cromática

No vídeo abaixo mostro como remover este defeito usando o Lightroom e também o Photoshop. Independente de qual ferramenta é a sua preferida você vai conseguir resolver facilmente a Aberração nas suas fotos:

Se você não consegue ver este vídeo (caso receba atualizações por email) clique aqui para acessá-lo diretamente.


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog :-)

Não concorda? Envie seu post contando o seu ponto de vista para guestpost@dicasdefotografia.com.br. Se ele estiver de acordo com a linha editorial do blog poderemos publicá-lo.

Por que este blog não possui mais comentários?
Não tenho uma equipe para responder todos os comentários e já existem muitos meios de interação na internet: fica difícil conseguir acompanhar todos e fico triste de não poder responder todo mundo. Por isso, procuro centralizar a interação em uma só plataforma e buscar algo mais colaborativo. Hoje, esta plataforma é a Página do DDF no Facebook. Se quiser, também pode enviar um bom e velho email.