receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Como interpretar um Histograma

Esse gráfico diz muito sobre nossa imagem, e muitas vezes por não saber como interpretá-lo acabamos tendo impressões erradas sobre a foto – o que não é legal!

Quando olhamos a foto no visor da câmera ou do computador nós estamos vendo somente a interpretação desses dispositivos quanto à verdadeira imagem. A única forma de saber a verdadeira informação contida naquela imagem é vendo isso graficamente. E é aí que entra o Histograma!

Como ele é e onde encontrá-lo

O Histograma é um lindo, simpático e inconfudível gráfico:

Nas câmeras digitais os Histogramas costumam aparecer quando definimos mostrar mais informações / detalhes sobre a foto.

Na minha câmera e na maioria das Canons é só pressionar o botão "Info" enquanto estiver na visualização das fotos.

Nas Canons normalmente é só apertar o botão "Info" para mostrar ou ocultar mais informações. Cheque o manual da sua!

Nos programas de edição você facilmente vai encontrar uma janela chamada Histograma / Histogram. Para fazer isso no Photoshop é só ir ao menu Window.

Como interpretar um Histograma?

A princípio a gente acha que é complicado, mas por incrível que pareça é muito mais simples do que imaginamos. O gráfico simplesmente “diz” a quantidade de luz e sombra de uma imagem.

Do lado extremo esquerdo encontramos a quantidade de pontos (pixels) totalmente escuros – preto, e do lado extremo direito encontramos a quantidade de pontos totalmente claros – branco. No meio disso encontramos os meio-tons.

Na prática

Vamos olhar duas imagens diferentes para entender isso:

Na primeira imagem o Histograma tem um pico no lado esquerdo e quase nada no lado direito. Isso significa que a foto tem muitos pontos escuros. É só olhar a foto para “provar” isso: é uma foto com poucos detalhes claros.

Na segunda imagem o Histograma tem um pico no lado direito. Isso significa que a foto tem enormes quantidades de pontos claros e poucos pontos escuros. Mais uma vez olhamos a foto e “vemos” que isso é verdade.

Quando é útil?

Se o seu monitor, por exemplo, estiver mal calibrado, você vai ver uma foto clara e bonita. Só que ao ver o Histograma verá que o pico está mais para o lado esquerdo: isso quer dizer que o monitor está te enganando! Ao imprimir ou mandar para a web para ser vista por monitores bem calibrados sua foto ficará mais escura que o normal.

Isso te deixa com uma noção exata da quantidade de luz na sua foto e assim melhor controle sobre a edição. É muito útil também na hora de tirar a foto pois a pequena tela da sua câmera pode enganar (e muito). Dê uma olhada rápida no Histograma e terá certeza de como ficou a imagem!

Depois de ver muitos histogramas você vai ter mais controle sobre sua imagem e um conhecimento mais refinado sobre ela! Invista nisso. ;)


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog :-)

Não concorda? Envie seu post contando o seu ponto de vista para guestpost@dicasdefotografia.com.br. Se ele estiver de acordo com a linha editorial do blog poderemos publicá-lo.

Por que este blog não possui mais comentários?
Não tenho uma equipe para responder todos os comentários e já existem muitos meios de interação na internet: fica difícil conseguir acompanhar todos e fico triste de não poder responder todo mundo. Por isso, procuro centralizar a interação em uma só plataforma e buscar algo mais colaborativo. Hoje, esta plataforma é a Página do DDF no Facebook. Se quiser, também pode enviar um bom e velho email.