Dicas de Fotografia

Como fotografar a lua

 

Foto de lua é tudo igual. Isso não quer dizer que todo mundo merece fazer uma pra chamar de sua. :-) Aqui vão algumas dicas para quem se encantar com uma linda lua no céu e resolver fotografá-la!

A lua é brilhante. Mesmo

A primeira coisa que a gente pensa ao fotografar a lua é que está de noite, então está escuro. Pois bem: a lua é muito brilhante, muito mesmo. Então fotografá-la vai ser como fotografar algo de dia! ISO baixo, tempo de exposição curto e abertura pequena.

Não sabe o que são essas coisas? Leia a apostila Aprenda a fotografar em 7 lições.

É por isso que fotografar com qualquer câmera de ajustes automáticos não vai dar certo: a câmera vai ver toda aquela escuridão e só um pontinho claro e vai fotometrar tentando achar o meio tom. O resultado: o céu continuará escuro e a lua vai virar uma manchinha branca no meio daquela escuridão toda.

lua-compacta

essa é uma foto de lua feita com câmera automática

Se você quer crateras, detalhes e definição o segredo é usar o modo manual de ajustes da sua câmera para manter o céu escuro e conseguir os detalhes na lua.

Se você puder usar o modo de medição (metering mode) pontual (spot), melhor ainda. Assim o fotômetro interno da câmera vai saber que é justamente aquela bolinha no meio da escuridão que interessa. Se não sabe como mexer nisso dá uma olhada no seu manual e descubra.

Use a distância focal mais longa que você tiver disponível

Eu tirei a foto abaixo com uma lente 75-300mm, uma lente conhecida por ser de qualidade mediana. Porém os meus amiguinhos que tinham a fodástica 70-200mm não conseguiram uma foto assim no mesmo dia. Embora eu tenha precisado cortar a foto para que a lua ocupasse mais do quadro, acredito que 300mm é o mínimo para conseguir uma foto bacana (mesmo que seja necessário cortar depois.)

E como estamos falando de tentar usar um equipamento possível para a maioria das pessoas, essa lente provavelmente é uma vencedora.

2609435326

Então pega lá a lente mais longa e faça uma foto. Depois, vá pro Lightrooom ou pro Photoshop e corta a foto sem medo de ser feliz. A foto acima eu fiz com uma 20d, que tem somente 8.2 mp de resolução e sensor “cropado – qualquer um com uma câmera mais moderna consegue um resultado melhor ainda.

Use um tripé e foco manual

O foco manual é perfeito se você realizar este foco usando o live view. O tripé é fundamental pra esse foco não ser perdido. Mas a foto acima foi feita usando o foco automático e funcionou bem. O melhor é testar e testar. O tripé ajuda muito nessa hora.

Ps.: você vai precisar mudar a posição do tripé constantemente, a lua se mexe rapidinho! A cada foto que a gente tira a lua foge do quadro, acho que ela é tímida. ;) – quem faz fotografia astronômica tem tripés que se movem junto com a terra para facilitar esse e outros tipos de fotos.

Como é possível conseguir aquele efeito de lua enorme?

Algumas fotos que vemos por aí mostram uma lua gigantesca. O segredo dessas fotos está na distância focal, e não na lua em si.

Lembra que quanto maior a distância focal mais próximos os objetos parecem estar entre si? Então, o mesmo acontece com a lua: se você está longe de uma paisagem e também está longe da lua, ao usar uma distância focal super longa a lua vai parecer maior, pois parecerá mais próxima da paisagem. Mais ou menos como no meu rascunho tosquíssimo abaixo:

Ah: já ouviu falar que a lua fica maior quando está mais próxima do horizonte? Isso é pura ilusão de ótica. Como nossas lentes não se iludem oticamente como nossos olhos, isso não faz diferença para a fotografia :)

Encontrei algumas fotos que exemplificam bem a técnica no Flickr, mas são com direitos reservados, então só vou linkar:

  1. Esta foto foi feita com uma 10mm, vê como a lua aparece pequenina?
  2. Esta foto, embora com uma qualidade baixa, mostra exatamente o que acontece se ao invés de 10mm você usar uma 400mm: a lua parece enorme (ela foi cortada, mas dá para ter ideia.)
  3. E, para comparação, esta é uma foto totalmente impossível e Photoshopada.

Agora você saberá distinguir uma foto de lua + paisagem editada ou real. Veja abaixo uma foto em que coloquei uma lua maior e mais detalhada, além de estrelas:

montagem-lua

Você pode ver a foto maior neste post sobre a hora mágica.

•••

Mesmo ficando sempre bem parecidas é muito divertido fazer a própria foto da lua. Aproveite o próximo dia sem nuvens e olhe para o céu. Se quiser, aproveite para ler dicas de como fazer fotos de estrelas e como fotografar a aurora boreal.

compartilhe

sobre a autora

De mãos vazias, Claudia Regina segura a pá. Anda a pé, montada no touro. Cruza a ponte, e ela flui, mas a água não.

claudiaregina.com

anúncios

   

quer aprender a fotografar? baixe o livro do
Dicas de fotografia.

é grátis.

↓ eu quero!

perguntas frequentes sobre
fotografia