Dicas de Fotografia

Backup: nem amanhã, nem semana que vem – faça hoje!

Quais são as chances do seu computador pifar? Quais são as chances de você sofrer um roubo ou assalto? Quais são as chances do seu HD externo deixar de funcionar? Te digo: 100%. Você tem 100% de chance de sofrer algum desses problemas, e vai acontecer mais cedo ou mais tarde.

Não quero soar pessimista nem jogar praga, não! É que perder suas fotos é irreversível… E garanto: acontece nas melhores famílias! Mas não se desespere: não é difícil evitar essa tragédia.

Não deixe para amanhã: faça backup hoje!

Faça backup assim que tirar as fotos do cartão de memória.

Desde que comecei a fotografar aprendi, com o bom exemplo da empresa onde eu trabalhava, que as fotos devem ser backupadas assim que possível. Principalmente quando estamos falando de fotos para clientes: qualquer imprevisto pode resultar em muita dor de cabeça (e processos, e dinheiro, e amargura.) Muita gente prefere fazer o backup ainda na locação, o que é ainda mais seguro.

Ah, quando se trata de clientes é bom manter no contrato o tempo que você garante manter todas as fotos originais com você. Seja 1 ou 10 anos: coloque esse limite. Você pode querer guardar as fotos para sempre, mas com o tempo muita coisa se perde, não fique com essa responsabilidade na mão. Não é viável ficar checando arquivos mensalmente por 40 anos.

Melhores métodos para fazer backup de fotos

Os métodos mais epecíficos dependem do seu fluxo de trabalho e do seu orçamento. Mas o ideal é ter, ao menos, dois backups: um físico e outro remoto.

Backups físicos

Esses são aqueles que ficam com você: HDs externos, CDs e DVDs, pen drives e Time Capsules.

Hoje, o melhor custo benefício está nos HDs externos. Se quer segurança extra, compre um conjunto RAID (que guarda os dados de forma redundante.) Se costuma acessar bastante os arquivos antigos, prefira aqueles que possuem cabos de conexão rápida (como firewire, USB 3.0, ou thunderbolt.)

g speed raid

Backups remotos

Além do backup físico, é importante ter também um backup remoto. A forma mais prática de fazer isso é usando a internet. Assim, se algo acontecer na sua casa ou escritório (incêndio, roubo, furacão, crianças que colocam coisas no microondas, etc) você terá seus arquivos seguros em servidores em outra localização do mundo. Eu uso o Backblaze, que além de fazer backup de tudo que está no computador e nos HDs externos continuamente, também permite acessar os arquivos pelo site e pelo celular. Custa 50 doletas por ano e tem espaço ilimitado.

Como uma última alternativa, também dá pra usar o Flickr para fazer backup de fotos em JPG. Ele é gratuito!

nuvem

E como recuperar fotos perdidas?

Se você não fez backup e já é tarde demais, a única coisa que resta é procurar uma empresa especializada em recuperação de dados. HDs pifados às vezes podem ter seus arquivos recuperados. Mas não conte com isso: além de não haver garantia que será possível recuperar suas fotos, estes serviços são bem caros.

Algumas outras dicas

Depois de já ter perdido arquivos por achar que esse é o tipo de coisa que não acontece comigo, sou a doida do backup. Além dos HDs externos e do backup na nuvem, utilizo também o Time Capsule, da Apple, para backup das minhas fotos.

Todos os meus outros arquivos (que não são fotos), tento manter na nuvem. Arquivos tipo office ficam no Google Drive. Todos os outros, mantenho no Dropbox. Contatos e outras coisas de celular ficam no iCloud. O Dropbox também possui um app para smartphone que faz backup automático das fotos feitas com o celular.

Claro que, se um ataque zumbi acontecer, a nuvem vai falhar. Por isso, o que nasce na nuvem também tem backup físico feito regularmente.

Backup nunca é demais. O segredo é não precisar se preocupar com ele. Gosto e uso os serviços indicados acima pois eles se encaixam de forma imperceptível no meu dia a dia. Se eu precisasse fazer tudo manualmente, a preguiça venceria! :)

O mais perfeito método de backup de todos os tempos

Em cinquenta anos as únicas fotos que irão ter sobrado de hoje, provavelmente, serão as que estão no bom e velho papel. Quer usar um método infalível de backup? Imprima suas fotos e guarde com cuidado. Esse é o único método que comprovadamente funciona desde que a fotografia foi inventada e é muito mais resistente do que bytes.

backup-impresso-por-claudia-regina

Fica a dica: faça backup. Agora!

compartilhe

sobre a autora

De mãos vazias, Claudia Regina segura a pá. Anda a pé, montada no touro. Cruza a ponte, e ela flui, mas a água não.

claudiaregina.com

anúncios

   http://cursodefotografia.org

quer aprender a fotografar? baixe o livro do
Dicas de fotografia.

é grátis.

↓ eu quero!

perguntas frequentes sobre
fotografia