receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Como escolher uma objetiva

Um leitor fez a pergunta:

Queria saber se existe diferença entre usar uma objetiva 18mm-200mm ou usar duas 18mm-55mm + 50mm-200mm?

Sim, existe diferença! Porém eu não vou entrar em detalhes porque meu amigo Luciano de Sampaio já escreveu um texto maravilhoso sobre isso e eu não conseguiria fazer melhor. Então se você também tem dúvidas em relação a qual objetiva comprar leia o texto dele: Objetivas para fotografia Digital

$10,000 in L Glass on a $10  Glass Table (by Orfield Photography)

Caso você queira um resumo com pitadas de informações práticas, continue lendo:

Zoom ou Fixa?

Zoom: a grande vantagem das lentes zoom é sua praticidade - não é necessário ficar trocando de lentes para conseguir diversos efeitos. Em vários tipos de trabalho é preciso ser rápido no gatilho e nesse caso as Zoom ajudam muito. A construção das lentes Zoom está cada dia melhor e somente as mais baratas possuem uma construção inferior às fixas. A desvantagem é que para conseguir uma lente Zoom com boa qualidade ótica e abertura ampla você vai ter que pagar bem caro.

Fixa: as lentes fixas conseguem ter uma boa construção mesmo nas mais baratas. Isso é uma vantagem das grandes pois fica muito mais acessível ter uma lente de qualidade e com abertura de f/1.4 ou f/1.8 pagando relativamente pouco por isso. Um exemplo é a queridinha 50mm. A desvantagem é que você precisa mesmo de mais de uma lente para conseguir cobrir vários ranges de distância focal.

Conclusão: se seu trabalho pede rapidez aposte nas zoom. Se você tem mais liberdade de tempo e preparação aposte nas fixas. Caso a fotografia seja um hobbie para você indico fortemente começar uma 50mm f/1.8 ou 1.4.

Abertura?

Na questão da abertura a dica é simples: quanto maior, melhor (nada de pensar besteira! rs) As lentes que possuem aberturas de difragma mais amplas vão te dar mais liberdade para trabalhar com pouca luz e com uso criativo da profundidade de campo. Ao mesmo tempo você sempre poderá usar uma abertura menor nelas. Não é à toa que os preços das lentes crescem junto com a sua máxima abertura.

Não sabe o que é abertura do diafragma? Leia aqui!

Grande Angular ou Tele?

Grande Angular: como as Grande Angulares conseguem captar um ângulo bem grande de visão são super indicadas para fotografar paisagens e arquitetura.

Teleobjetiva: para conseguir resultados ótimos em fotografia de retratos, animais e esportes vá de tele.

Meia-tele / Normal: ali em volta do range de 50mm encontram-se as lentes “meio termo.” Elas são ótimas para fotografar produtos e eventos.

É claro que quanto mais opções de objetivas você tiver, melhor. Os estilos de fotografia não se baseiam em um único tipo de lente. Então se você puder compre todos para ter opções variadas na hora de fotografar. Embora seja indicado usar teles para fazer retratos nada te impede de usar uma grande angular. Embora seja indicado usar grande angulares para fotografar paisagens nada te impede de fazer algumas fotos com uma tele para resultados criativos.

Size Matters

“O tamanho importa” – brincadeira do What The Duck

Infelizmente a qualidade das objetivas é proprorcional ao seu preço. O único ponto a se levar em consideração mesmo é se o seu trabalho pede mais ângulo ou mais proximidade. Depois de decidir isso compre a lente mais cara que conseguir pagar.

Por
Claudia Regina


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog como agradecimento :-)