receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Como desfocar o fundo das fotos

Sim, você pode desfocar o fundo de suas fotos usando o Photoshop. Mas esse é o caminho mais difícil, demorado e cujos resultados ficam falsos e amadores. Aqui vou explicar como conseguir esse efeito – que é basicamente uma marca da fotografia profissional – na hora de fotografar. Lembre-se: para ter total controle sobre esse efeito é preciso ter uma câmera que permita configurações manuais e conhecer o básico sobre a profundidade de campo.

O que é o fundo desfocado?

Aquela parte da foto toda desfocada na realidade pode ser chamada de bokeh (ninguém sabe de fato como se pronuncia, eu digo boquê.) É possível fazer fotos com bokeh sem ter nada em foco (a imagem é resultado dos borrões) mas neste artigo vamos tocar em um ponto principal: queremos um assunto em foco e o fundo embaçado.

fundo-desfocado

A “quantidade” de bokeh – proporcional à profundidade de campo – é resultado de quatro fatores principais:

1. Distância focal

Quanto maior a distância focal de uma lente, ou seja, quanto menor o ângulo que a lente alcança, menor será a profundidade de campo. Isso faz com que focalizar no nosso assunto com uma grande angular produza menos desfoque do que focalizar nosso assunto com uma teleobjetiva.

2. Distância entre assunto e lente

Quanto mais próximos estamos do assunto fotografado menor será a profundidade de campo. É por isso que macrofotografia tem um DOF muito curto: estamos super perto do assunto. Quanto mais próximo você estiver do assunto, mais desfocado ficará o fundo.

3. Abertura de diafragma

A abertura do diafragma também é um ponto super importante na hora de desfocar o fundo. Se estivermos usando uma abertura de f/1.4 o fundo ficará muito mais desfocado do que se estivermos usando uma abertura de f/11. É claro que só ficará em foco o assunto aonde estamos focando, sempre. A diferença é que com uma abertura maior o fundo irá ficar mais embaçado ainda do que usando uma abertura menor.

4. Distância entre assunto e fundo

Naturalmente a distância entre o assunto e o fundo também faz uma grande diferença. Quanto mais longe o fundo estiver das áreas aceitáveis de foco da profundidade de campo mais desfocado ele ficará!

Na prática…

…nem sempre é possível usar todas as técnicas. Quando se está usando uma teleobjetiva para um retrato vai ser difícil chegar muito perto para conseguir os enquadramentos necessários, por exemplo. Mas seguindo alguns desses itens já é possível ter uma profundidade de campo que irá resultar em belos e verdadeiros desfoques!

Por
Claudia Regina


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog como agradecimento :-)