receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Como adicionar assinaturas em fotos

Muitos emails chegam na minha caixa postal perguntando como adicionar assinatura ou marca d’água nas fotos. Normalmente sabemos como criar uma assinatura usando o Photoshop, mas o difícil é colocar a mesma assinatura em várias fotos automaticamente.

No vídeo abaixo ensino dois métodos de criar assinaturas: a primeira para ser adicionada foto a foto (pois cada foto leva a assinatura em um local diferente) e a segunda para ser adicionada em várias fotos em lote (ótima para quando a assinatura deve ser adicionada em centenas de fotos.)

Não quero roubos!

Antes de passarmos para o vídeo, porém, gostaria de deixar clara minha posição quanto as assinaturas/marcas d’água: elas não são meios de evitar plágio e roubo de fotos na internet. É simples assim: se você não quer que suas fotos sejam roubadas não as publique na internet. Fotos com assinaturas gigantescas ou se repetindo e ocupando a foto inteira são inúteis e, principalmente, escondem a verdadeira foto. Ao divulgar fotos (e qualquer outra coisa) na internet você deve estar consciente que isso poderá ser copiado.

Não quero dizer que devemos achar que “tudo bem” ter uma foto copiada – obviamente se você encontrar uma foto sua sendo usada indevidamente você vai tomar as providências legais quanto a isso. E nem quero dizer que inevitavelmente elas serão copiadas. Só é necessário saber que as chances de isso acontecer existem e descobrir se, para você, vale a pena correr o risco.

Exemplo: recentemente criei um novo blog somente para colocar fotos das sessões que realizo, um tipo de complemento para o Portfolio. Imagens enormes e sem marca d’água. Mas o risco de tê-las copiadas (mesmo que com uma assinatura em baixo) é compensado pelo fato de meus possíveis clientes poderem ver meu trabalho de verdade na internet, sem proteções e sem tamanhos mínimos (que não mostram nosso trabalho direito). Se quiser visite meu blog de fotografias e veja como ficou.

Vamos ao tutorial!

Como sempre peço desculpas pela voz de criança, a edição amadora e a [falta de] desenvoltura para falar! :)

Queridos leitores: estou com dificuldades em saber o tipo de conteúdo relacionado a edição mais interessante para criar artigos e vídeos. Então ficarei muito feliz se vocês contassem nos comentários o que vocês gostariam de aprender mais: Lightroom? Photoshop? Alguma técninca específica? Obrigada pela ajuda!

Por
Claudia Regina


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog como agradecimento :-)