receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


Como abrir arquivos em RAW no Photoshop

Como já expliquei anteriormente no post sobre a diferença entre Lightroom e Photoshop o Potoshop não abre arquivos no formato RAW. Porém existe um plugin chamado Adobe Camera RAW que torna isso “possível”. Você abre um arquivo em RAW, faz as mudanças no arquivo e depois abre a foto no Photoshop.

Não é o Photoshop em si que abre o arquivo e sim o ACR (Adobe Camera RAW).

Então caso você não queira usar o Lightroom ainda dá para “viver” só com o Photoshop instalando esse plugin e editando seus arquivos em RAW com ele! :)

Como instalar o ACR

Na maioria das vezes o ACR é instalado ao mesmo tempo que você instala o Photoshop. Se você não consegue abrir um RAW no Photoshop é porque por algum motivo esse plugin não foi instalado. Nesse caso a solução é simples: instale manualmente.

Faça o Download nas seguintes páginas: para usuários de Windows | para usuários de Mac

O ACR tem exatamente as mesmas funções do módulo “Develop” do Lightroom, ou seja: você consegue fazer toda edição que conseguiria no Lightroom mas sem algumas facilidades como outros módulos de organização, impressão, presets, etc.

Ps.: caso esteja tendo problemas para usar o ACR existe uma página com várias soluções aqui.

Publicado por Claudia Regina em 15 de setembro de 2010


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog como agradecimento :-)