receba dicas de fotografia
gratuitamente
no seu email! Cadastre-se:


A velocidade mínima de cada distância focal

Um leitor perguntou:

É verdade que existe uma velocidade mínima que, abaixo dela, é impossível fazer a foto com a câmera na mão pois ela não ficará nítida?

É verdade e mentira ao mesmo tempo. Vamos lá:

Velocidade mínima

A regra básica utilizada em contextos gerais é: a velocidade mínima que você conseguirá usar para que a foto saia nítida com a câmera na mão é 1/distância focal. Por exemplo: se você está usando uma lente 50mm a velocidade mínima a se usar é 1/50′ e se você está usando uma 200mm a velocidade mínima para conseguir nitidez é 1/200mm.

Essa é uma regra bem simplificada. Na realidade existem diversos fatores que podem influenciar ela:

  • existem pessoas que conseguem segurar a câmera mais firme, e outras já balançam tudo na hora de apertar o disparador
  • se você está usando flash em um ambiente escuro ele vai “congelar” o assunto iluminado mesmo com uma velocidade bem baixa
  • se você está fotografando algo em movimento quanto mais demorada for a exposição maiores são as chances de que a imagem não fique 100% nítida
  • se você está usando lentes super tele as chances de tremer a foto são gigantescas, por isso quando estão usando lentes acima dos 300mm os profissionais não dispensam o tripé, mesmo com velocidades altas as super teles precisam estar bem estáveis para fotos com boa nitidez

Então a resposta definitiva é: depende! Depende da sua lente, depende da sua firmeza e depende do contexto em que a foto está sendo tirada ;)

Por
Claudia Regina


Gostou deste post ou ele foi útil para você? Então compartilhe ou faça uma doação de qualquer valor para o blog como agradecimento :-)