Dicas de Fotografia

50mm: uma lente versátil e barata

Embora a primeira pergunta equipamentística que recebo de quem lê o blog seja “Qual câmera comprar?“, logo toda pessoa que gosta de fotografia percebe que outra pecinha é muito mais importante: a lente (também chamada por aí de objetiva).

O problema é que lentes podem ser bem caras e, quando começamos a gostar de foto, não dá pra sair comprando todas. Pra falar a verdade mesmo quem não está começando não pode sair comprando todas. ;-)

Dentre as milhões de opções, então, qual é a mais versátil para começar? A resposta normalmente é unânime: a 50mm 1.8 – carinhosamente chamada de cinquentinha.

O que é que a cinquentinha tem?

A 50mm 1.8 é uma lente normal, fixa, clara e barata. O que isso significa?

ISO 100, 50mm, f/1.8, 1/125seg
foto por claudia regina

Normal: quer dizer que a distância focal dela tem um ângulo de visão mais ou menos parecido com o do olho humano, o que a torna bem versátil. Dá pra fotografar um pouco de tudo com ela. Se você não sabe o que é distância focal leia a apostila “Aprenda a fotografar em 7 lições” para entender melhor.

Fixa: quer dizer que ela não tem zoom. Ou seja: se você quer se aproximar do assunto fotografado é preciso usar a técnica do “passinho pra frente”, e vice-e-versa.

Clara: quer dizer que ela tem uma abertura bem grande, o que permite não só conseguir fotografar com menos luz mas também ter bastante controle sobre a profundidade de campo. Não sabe o que é abertura ou profundidade de campo? Tudo bem, corre lá na apostila que explico sobre isso também :-)

Barata: quer dizer que a maioria das pessoas que conseguem comprar uma câmera reflex conseguem pagar por ela também.

Por que começar com uma lente barata?

Quando estamos começando é complicado (e, eu diria, inútil) investir em lentes muito caras. Isso porque ainda não sabemos exatamente o que e como gostamos de fotografar. Investir em uma lente super clara, super tele ou super especializada pode ser um péssimo investimento se você perceber que ela não é útil para aquilo que você gosta de fazer.

ISO 100, 50mm, f/1.8, 1/2500seg
foto por claudia regina

Se depois de uns meses usando a 50mm você perceber que adora fazer retratos uma tele clara será uma próxima compra interessante. Se você perceber que adora as paisagens uma fisheye será um investimento provavelmente melhor. Se notou que gosta mesmo é de tirar fotos de insetos bem de pertinho uma macro irá te ajudar bem mais.

Saiba mais sobre o assunto no post “Como escolher sua lente“.

FAQ

Algumas das perguntas mais comuns ao indicar a 50mm:

Mas Claudia, a minha câmera é cropada, devo comprar a 35mm?

A 50mm continua bem versátil mesmo nas câmeras cropadas. A 35mm é bem mais cara, então somente compre se souber que é dela que você precisa mesmo.

E as câmeras Nikon?

Quem usa Nikon tem que tomar cuidado: a marca oferece duas opções de corpo, com ou sem motor de foco. Quando você compra um corpo que não possui motor de foco é preciso adquirir lentes que tenham o motor embutido para conseguir usar o auto-foco.

Por isso dê uma olhada nas especificações do seu corpo, alguns modelos bastante comprados que não possuem motor de foco são: D40, D40X, D60, D3000 e D3100 (entre outras.) Neste caso compre lentes que possuem o motor embutido. Você pode ver uma lista de tais lentes neste link. Um ponto negativo: essas podem custar o dobro das equivalentes sem motor. :(

•••

Foto em destaque por Nick Ares – CC

compartilhe

sobre a autora

De mãos vazias, Claudia Regina segura a pá. Anda a pé, montada no touro. Cruza a ponte, e ela flui, mas a água não.

claudiaregina.com

anúncios

   http://cursodefotografia.org

quer aprender a fotografar? baixe o livro do
Dicas de fotografia.

é grátis.

↓ eu quero!

perguntas frequentes sobre
fotografia