Dicas de Fotografia

3 consequências de abrir ou fechar o diafragma

A função do diafragma dentro das lentes fotográficas é deixar passar mais ou menos luz. Lentes que possuem aberturas maiores nos permitem trabalhar em situações de luz escassa enquanto o uso de aberturas mais fechadas nos permite fotografar em situações de luz abundante.

Se você não sabe do que estou falando aprenda aqui na apostila Aprenda a fotografar em 7 lições :)

Lembra da carinha do diafragma? Veja abaixo:

Mas além de definir quanta luz entra na câmera, o uso de diferentes aberturas também possui outras consequências:

1. Formato dos pontos de luz

Se você usa uma abertura mais fechadinha (como f/22) é bem possível que os pontos de luz da sua foto criem pontas, como uma estrela. Isso acontece com a luz do sol, de lâmpadas e outros pontos de luz na imagem. Veja abaixo:

ponto de luz - ddf3

O que é teoricamente um defeito pode ser usado ao seu favor em suas fotos. Como expliquei aqui neste post sobre fotos noturnas os pontos de luz em forma de estrela podem trazer interesse em uma foto escura e sem tantos elementos, ou pode ser um detalhe a mais em outros tipos de fotos.

ISO 100, 10mm, f/13, 4segfoto por claudia regina

ISO 100, 10mm, f/13, 4seg
foto por claudia regina

2. Profundidade de campo

A consequência mais conhecida da mudança de abertura é a alteração na profundidade de campo ou DOF (depth of field.) Não custa lembrar: quanto maior a abertura utilizada, menos coisas ficarão em foco na frente e atrás do seu ponto de foco. Muito útil para quando queremos desfocar o fundo das fotos, como explico neste post aqui.

ISO 100, 190mm, f/2.8, 1/250segfoto por claudia regina

ISO 100, 190mm, f/2.8, 1/250seg
foto por claudia regina

3. Nitidez

Normalmente as lentes perdem um pouco de nitidez em suas aberturas mais extremas. Uma lente que vai de f/1.4 até f/22 pode ter sua maior nitidez lá por f/8. Falei mais sobre isso neste post sobre nitidez :-)

***

E uma dica extra: a abertura trabalha em conjunto com o tempo de exposição. Usar uma abertura menor ou maior também tem consequências diretas no tempo que iremos usar na foto. Usar uma abertura menor, por exemplo, pode ser muito útil quando você quer fazer fotos de longa exposição como explico neste post aqui :-)

compartilhe

sobre a autora

De mãos vazias, Claudia Regina segura a pá. Anda a pé, montada no touro. Cruza a ponte, e ela flui, mas a água não.

claudiaregina.com

anúncios

   http://cursodefotografia.org

quer aprender a fotografar? baixe o livro do
Dicas de fotografia.

é grátis.

↓ eu quero!

perguntas frequentes sobre
fotografia